quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Arroz Integral com Água de Cenoura


Então, depois de muito tempo sem vir aqui contar novidades, me dei conta que estamos "fechando 2017" e que precisava retornar a escrever. Foram dias complicados em que estive envolvido não só com a Copa do Mundo como com as Olimpíadas. E este ano, uma sequencia de problemas com minha saúde foram adiando a volta por aqui. Me dediquei a "falar" por fotos no instagram (@carlinhosdelima) ou no twitter (@cdelima). Tenho estado por lá com mais frequência. Mas vamos ver se agora em 2018 consigo acertar uma rotina de voltar por aqui porque gosto muito desta forma de interagir com quem já se acostumou a me ler por aqui.

Vou falar hoje de um pouco do que tem sido estes meus últimos dias: encontrar uma alimentação que seja saudável e que me permita melhorar minha saúde. E, claro que não apenas mudar as "comidas" iria resolver minha saúde depois de um infarto e três stents no coração por conta de um entupimento de 90% da carótida descendente anterior... (até consegui gravar o nome dela!).

Bom, exames, médicos e caminhadas quase que xiitamente, vamos é falar de comidas...

Nada de radicalismo. Nada de "dietas" de livros traduzidos... Cuidando de conhecer os alimentos, trocar conhecimentos com quem vive de estudar isso para ensinar e procurar fazer o que aprendi a gostar nesses anos todos já vividos. É claro que as novas experiências estão abertas. Mas ainda tenho certa intolerância a determinados sabores. Vou encontrando meus cománheiros ao logo do caminho ou, como me ensinou um cara que acabou mudando todo o rumo da minha vida antes de que estar preparado para isto: "trocar o pneu com o carro em movimento."E assim vamos nós.

Neste dia estava previsto comer arroz integral. Complicado para quem por uma vida inteira comeu arroz "branco": uma palha como dizia meu tio Jorge, que hoje não come mais dessa nossa comida. Me lembrei que uma coisa que o pessoal usa muito para disfarçar esse gosto de palha é colocar cenoura ralada ao final do cozimento para apenas o vapor final cozinhá-la e depois, com um garfo misturá-la ao arroz já sequinho. Eu fiz diferente: pequei meia cenoura, piquei grosseiramente, medi a água necessária ao cozimento do arroz e bati no liquidificador. Não peneirei e usei para o cozimento do arroz depois de refogá-lo apenas com alho (pilado com sal). Ficou um tanto grosso; além do que eu queria. Da próxima vez, reduzirei ainda mais a quantidade de cenoura. Mas o sabor ficou bem legal. E, de uma certa forma, a própria textura também.

Para acompanhar e quebrar um pouco o arroz, cortei legumes do meu gosto. Você pode fazer o mix que quizer. Nada de receitinha xiita que precisa ser assim com gramas, calorias e outras coisas do gênero. Precisamos ser feliz na hora de comer. Relativizar tudo isso para não ficar com nóia. Então faça assim. Minha porção são duas palmas das mãos...

A famosa proteína animal, que ainda não consegui me liberar (nem sei se realmente quero isso) minha companheira tem sido a de suíno (porco para os íntimos). Tenho usado apenas, ou preferencialmente, dois cortes: o lombo e o filezinho por terem menos gordura. Pode ser um caminho? Tem sido para mim. Além disso, é uma proteína com baixo consumo interno e de alta exportação trazendo com isso um maior controle sanitário e com isto, reduzindo o consumo de carne de gado e de frango, hoje altamente injetada de "químicos" para aumentar a produção (quando eu era criança o frango para atingir 1,5kg precisava de 42 dias. Hoje anda pela casa dos 20 dias segundo informações colhidas à boca pequena... Minha porção é de aproximadamente 90/100g (palma da minha mão).

Tudo preparado, ficou arrumadinho assim:


Até o próximo post... e um 2018 de muita comilança, mas com moderação!


F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Siga-me pelo Instagram
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

6 comentários:

Véra disse...

Que venha 2018!

Fatima Menezes disse...

Ah vc tem sim q manter esse canal... adoro seus textos!!!! Uma receita q faço é com legumes (cenoura, brócolis,repolho, vagem) e temperado com gengibre e shoyo. Fica mt bom! E uma curiosidade... eu sou a pessoa q vc troca conhecimentos? Diz q sim... tô me achando!! rsrs

Carlos Alberto de Lima disse...

Oi, Véra, que venha, do jeito que vier...

Carlos Alberto de Lima disse...

Oi, Fatima Menezes, e você acha que não seria?
quem é que me atura nas minhas incontáveis dúvidas e inseguranças?
Com quem tenho a liberdade de comentar tudo sobre alimentação saudável?
Vou tentar... tenho prometido mas vou tentar.

dramas Video disse...

A Plus Forum

A Plus Forum

A Plus Forum
Euro to pkr
Mushtaq Hussain

Torta de frango disse...

Este prato ficou divino com um aspecto delicioso!