sexta-feira, 5 de maio de 2006

Mexidinho de soja

E vamos nós com mais uma incursão no mundo da soja.

Tenho feito algumas vezes o que chamo de "mexidinho" porque mistura legumes e a PTS numa mesma frigideira com resultados que podem, ainda, facilitar outras composições de pratos saudáveis.

Anote ai os ingredientes: 1 xícara de PTS (Eu uso o fino. Você escolhe.), 1/2 xícara de caldo de legumes, 1/2 xícara de cenoura (aqui podes usar ela ralada - ralo médio - ou cortada em tirinhas bem finas ou em cubinhos), 1/2 xícara de vagem (idem para a forma de corte, desde que seja compatível com o da cenoura) e, se gostares, de abobrinha (compre sempre as mais finas, menores e com casca verde mais escuro), 2 colheres de sopa (rasas) de óleo (canola, girassol ou milho), cebola (à vontade), alho picado ou laminado e alho poró. Para modificar o sabor da soja e também para "mudar" um pouco a cor, uso o shoyo. Pode usar pimenta-do-Reino moída na hora.

Para preparar, também é simples, desde que todos os ingredientes estejam pré-preparados e separados. Coloque a frigideira no fogo. Coloque óleo de sua preferência e abaixe o fogo. Coloque a cebola picadinha. Mexa-a bem refogando e deixando até ela amolecer e ficar transparente, mas sem queimar. Adicione o alho. Mexa um pouco mais e, se gostares, adicione o alho-poró.

A seguir, lave rapidamente os legumes e, mal escorridos, coloque-os na frigideira. Refogue bastante até ficarem "al dente". Então é hora de colocar a soja. Misture ela aos legumes para agregar bem os sabores. Coloque 1 colher de sopa de shoyo e misture. Coloque, então, o caldo de legumes. Coloque um pouco mais de caldo de legumes se a textura da soja não lhe parecer adequada (cada marca vai ter um "ponto" diferente de água...). Acerte o sal e ponha a pimenta-do-Reino à gosto.

Está pronto o "mexidinho de soja".

E você pode combiná-lo com arroz integral ou branco mesmo, com arroz japonês (branco ou integral (cateto). Para completar a refeição, grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico) e uma saladinha de folhas verdes-escuras. Ou, se desejares algo diferente, use o "mexidinho" para recehear massa de harumaki, fazendo rolinhos.

Agora é experimentar. E dar notícias...

2 comentários:

véra disse...

Bem legal o mexidinho. Já tive oportunidade de fazer algo parecido e utilizei para complemento , digamos "molho", para macarrão integral, ficou bom!

Anonymous disse...

Carlos querido,
Parebéns pelo seu site, é maravilhoso!
Abraços carinhosos,
Roberta Sudbrack