quinta-feira, 3 de maio de 2007

Inusitado

Estava sozinho pensando no que fazer para comer. Em princípio as alternativas poderiam ser muitas. Mas queria apenas uma coisa simples. Fácil de fazer, comer e digerir.

Afinal andei abusando do açúcar nos últimos dias. Ou, quem pode deixar de lado uma geléia de acerola em que cada fruta foi escolhida no pé, extraída apenas a polpa em processo manual e apenas 20% de açúcar? Muita paciência, apenas...

Bem voltando ao almoço... abro o refrigerador (a maioria insiste em chamar de geladeira...) e lá está um belo pedaço de abóbora-menina que eu mesmo selecionei entre as recém abertas pelo meu fornecedor.

Hummm mas e dai? A companhia preferida por muitos estava em falta e mesmo que a tivesse não ficaria pronto para almoçar. Já passava das 12 horas.

Bom, peguei-a e cortei em pedaçõs regulares. E lá foi ela para uma sauna! Isso mesmo, queria apenas no vapor. Sem nada: só a abóbora.

Numa outra prateleira uns filés de pequenos linguados.

OK. Linguado secando... abóbora suando. E eu esperando.

Depois da menina ter ficado macia, passei-a pela peneira. Tem coisas que não gosto de outro processo que não seja a velha e útil peneira.

Coloquei o creme numa caçarola e fogo na bundinha dela! Era preciso secar essa menina.

Sal granulado e um pouco de pimenta do Reino moida sobre ela.

Nada mais. Afinal o sabor e textura procurado era apenas o de abóbora. Nada mais...

Creme feito e reservado, pega-se uma frigideira antiaderente e um fio de azeite e uma pequena colher de café de manteiha sem sal.

Peixinho seco e uma pitadinha de sal e uma rodadinha no moinho. Pronto! Fogo!

Doura de um lado, doura de outro.

Prato branquinho... uma porção generosa de creme de abóbora e uns filézinhos de linguado.

Finalizando um simples e humilde caldinho de feijão.

Nada como brincar com sabores, texturas, contrastes. É inusitado...

Nenhum comentário: