sábado, 15 de setembro de 2007

Os dias de agora

Não tem dado para cumpri a palavra de postar aqui com mais assiduidade.

A nova tarefa tem me tomado muito mais tempo: não só pelo trabalho em si como também pelo prazer de fazê-lo.

Um desafio e tanto: alimentação para deficientes mentais.

O projeto já está em andamento há bastante tempo. Mas a vida fez com que ele desse duas cambalhotas. Primeira foi quando quem tocava com dedicação foi chamado pra trabalhar na "cobertura". Depois o "gerente lá de cima" me colocou no caminho deles.

Meio louco isto, mas um dia você vai poder perceber tudo direitinho.

E lá fui eu para este trabalho. De início aquele friozinho subindo (e descendo) num ritmo alucinado pela coluna. A viagem de ônibus até lá. Conhecer o local e seus viventes. Conhecer todo mundo. As rotinas. Os processos. Os egos. As necessidades. Os medos. As ansiedades. E, principalmente, o mundo descrito pela Nise da Silveira que um dia acabei tomando consciência por um trabalho da filha mais velha.

Um choque inicial pois tudo era (e ainda é) muito diferente dos mundos das panelas que havia conhecido. Imaginem como minha cabeinha ficou depois de um jantar no Roberta Sudbrack ter ido almoçar lá nesta cozinha.... Mas respirei fundo e fui em frente. É meu trabalho. É meu desejo. É minha missão. É minha evolução entre dois mundos. Necessária. Precisa.

É preciso reconstruir. Com calma. Com paciência de monge zen-budista como o Rajii, que um dia conheci e que é um dos meus melhores amigos e, principalmente, confidente.
è preciso ver muito, primeiro. É preciso ouvir tudo. Avaliar reações. Começar devagar. Lá do comecinho. É gente humilde, sem preparo teórico. Só a prática da vida e sem muitas visões para aprender.

É preciso mostrar equipamentos, processos novos. Convencê-los. Ajudar pacientemente mas, sobretudo, deixar que a percepção das mudanças se faça intensa. Que os motive a trocar o cotidiano.

Meu exercício cotidiano de humildade tal qual o Rajii me ensinou. Agora é a hora da prática.

Anamastê!

Nenhum comentário: