domingo, 2 de setembro de 2007

Um dia cheio

Assim foi ontem. E hoje também promete.

Por isso vou tentar escrever o mais abrangente sobre os dois dias porque, na realidade, eles estão ligados.

Ontem foi dia de começar a preparar o almoço de hoje. É sempre assim. Gosto que as coisas sejam feitas devagar, com carinho, com atenção, sem as correrias que acabam acontecendo nos lugares "pagos". Entendo - cada dia mais - que a hora da refeição (e ai inclui o seu preparo) é algo como sagrado. Merece ritual. E assim tenho feito ultimamente já que meu tempo permite.

Descolei um processo para fazer um sorvete de tapioca. Não me lembro de antes ter tentado ou feito sorvete caseiro. Lembro apenas dos sorvetes de manga que quando criança tomávamos na casa do Dr Chastinet lá em jacarepaguá. Coisa muito deliciosa que permanece no meu "registro mental" até hoje!

E lá fui eu para o laboratório. Tapioca, leite e creme de leite. Um pouquinho de açúcar e claras de ovos.

O processo inicial é simples. Mistura o leite, o creme de leite e o açúcar e aquece até as primeiras bolinhas. Retira do fogo, mexe bem e deixa amornar até o calor suportável pelos dedos. Ai coloca a tapioca e mexe para ela não virar passeata de estudante revoltado. Mexe por um tempo até sentir que engrossa. Deixa esfriar e freezes. Ai é que começa: congela, esfarela. Por duas vezes. Acrescente a clara em picos doces. Congela, esfarela até que sinta que não existem mais crisrais de gelo.
Ai, em bolinhas ou queneles sobre uma sopinha de morangos.

É a sobremesa de hoje.

Para o sustancioso lá vou eu de ossobuco. Estou na época dele, tentando explorar alternativas e aplicações. Hoje ele virá deitado na caminha de abóbora menina assada.

Isso já foi prometido e não foi cumprido. Releia os posts...

E, para não deixar barato, um pãozinho ao cair da noite de ontem. Recheado com azeitonas maceradas em azeite por seis meses. Ah, na massa incorporei um pouco de parmesão: o melhor nacional que o meu dinheiro pôde comprar.

Enfim, ele ficou assim como nesta foto.

Nenhum comentário: