terça-feira, 27 de novembro de 2007

Descobertas do Rio que está acabando...

Hoje fazia tempo de S Paulo aqui no Rio.

Aproveitei pra "passear" pela SAARA em busca de umas coisinhas que precisava: queria uma forminha dessas de mini-tartes porque vou fazer uma pequena adaptação para que elas fiquem do jeito que quero.

Rodei, achei comprei. Aproveitei e na sacola já vieram dois "discos" quadrados (moldes) para montagem de sobremesas. OK, tem gente que passeia por aqui que gosta de formas arredondadas. Eu também. Mas existem momentos que o quadrado ou dois triângulos podem compor mais adequadamente a paisagem.

Ai, lembrei de ir comprar gotas de chocolate meio amargo na J ASMAR. Depois de muito andar descobri que havia fechado... Pena que estes lugares que foram referência de qualidade e variedade de produtos de gastronomia vão se acabando.

Na passagem pela porta, fui conferir uma notícia que tinha recebido: outro templo da gastronomia do centro da cidade também fecha as portas no proximo dia 31 de dezembro. O Restaurante Penafial que por muitos anos servia uma comida portuguesa das melhores do Rio de Janeiro apesar de não frequentar os palcos iluminados. Lá os fregueses (ainda somos tratados assim pelos garçons) vão às panelas escolher o que comer!!! Pois é...

Mas, nem tudo foram cobertos de lágrimas... Numa lojinha de coisas de casa, ao lado da antigona Casa Neiva, encontrei um modelo de marmita de alumínio minha velha conhecida... Na tampa os desenhos do Palácio do Alvorada... Pois é, estas marmitas já conduziram refeições numa época em que comer no Alvorada tinha mais glamour e onde se falava português corretamente...

Enfim, não achei a máquina de moer carne manual. Preciso encontrá-la pois preciso executar uma receita para o natal deste ano.

Enquanto isso, foi voltar pra casa do jeito que voltei: triste.

4 comentários:

Anonymous disse...

Aqui em São Paulo, temos a região da Luz, especificamente a rua Paula Sousa. Tem de tudo, mas tem que bater perna para procurar o mais barato e, às vezes pechinchar...
bjo,
Nina (Gourmandise)

Mariângela disse...

Passeio bom este Carlinhos,aqui em POA alguns ingredientes não existem,uma pena! Hoje fiz pela primeira vez couscous que trouxe ontem do mercado público, ficou muito gostoso, fiz com frango ,gergelim que torrei levemente e no final azeite e manteiga,ficou muito bom! E fácil também, adorei,beijo!

carlinhos disse...

Pois é... o Rio tá virando cidade do interior (para essas coisas).
Hoje até achei com certa facilidade uma coisa que procurava: um desses "clips" que as meninas usam pra fazer coisas no cabelo.
É simplesmente para fechar a boca do saco de confeitas para não pingar...
Simples né? Mas foi um Belga quem me mostrou isso no Circuito Rio Show.

Solange disse...

M DRAGONETTI
http://www.dragonetti.com.br
Máquina de moer carne e legumes
Marca Alfredo Vila Nova
Material: Alumínio fundido
Movimento manual
Acompanha 2 facas e sargento para fixação.

R$ 84,80

Tudo e bom pra vc.