sábado, 3 de novembro de 2007

Laranjas nuas

Depois de muito procurar laranjas cristalizadas do jeito que eu imaginara para os meus pães de natal e não achá-las, e, como eu sou chato e busco a perfeição (como diz uma amiga) resolvi eu mesmo fazer.

E lá parti eu em busca das soluções. Primeiro a pesquisa. Li muita coisa até achar um processo que me pareceu me conduzirá até onde eu desejo chegar.

E vou dividir isto, passo a passo, dia após dia, com quem aparecer por aqui.

Primeiro era preciso deixá-la nuinha, com todas as nuances de sua pele preservadas. E, para isso era necessário que elas fossem escolhidas com cascas praticamente sem manchas ou imperfeições. Trabalho tranquilo para quem precisa e gosta de fazer: num monte de laranjas seletas, escolher as que mais se encaixavam sestas descrições.

Depois, chegando em casa, munido de uma escovinha só usada para situações pareceidas com esta, embaixo de água corrente, foram literalmente escovadas.

Depois, usando material adequado, sanitizadas por 15 minutos submersas em água e sanitizante.

Secadas, foi a hora de usar o presente que minha amiga inesquecível me deu: o agora meu microplane. Só ele seria capaz de deixar a casca das laranjas desta forma aqui.

Ai começa a fase seguinte: separar as cascas da polpa. Uma boa faca, afiadíssima fez cortes precisos de forma a formar quatro gomos. Como faziam as antigas cozinheiras, apenas com a ponta dos dedos, a casca foi sendo separada em pétalas.

Novamente, depois de toda a operação feita, lavadas e colocadas de molho para perder a acidez normal.

E assim estão e deverão permanecer por 2 a 3 dias, com a água sendo trocada três vezes por dia. Ou, como diriam os loucos cozinheiros: de manhã, de tarde e de noite.

Só então passaremos para a fase seguinte.

Até lá.

3 comentários:

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Olá! Aqui é a Nina do Gourmandise, tudo bem?
Tenho alguns livros que para mim servem de inspiração, quem sabe vc não se interessa:
-Aromacologia-uma ciência de muitos cheiros da Sonia Corazza. ed. Senac - além de descrever muitas ervas e flores, dá umas idéias de "casamentos"de aromas interessantes na gastronomia.
-A fisiologia do gosto do Brillat-Savarin, um clássico.
-Fome de Paris do A.J.Liebling, um livro para quem ama Paris.
-The Oxford companion to wine da Jancis Robinson, uma bíbila do vinho.
-Olive oil de Charles Quest-ritson, o azeite levado a sério.
Tenho muitos outros livros, mas estes são os meus preferidos. Gosto muito do Professional chef, dos da Le Cordon Bleu e do Cientista na Cozinha.
abs,
Nina.

Ana de Bruxelas disse...

Carlinhos me apaixonei pela 'saga das laranjas nuas':-)

Estarei aqui todos os dias a partir de hoje acompanhando o seu preparo.

Bisous et @ bientôt;-)

cacá disse...

Ueba!
Duas meninas já apareceram por aqui...

Nina, na próxima mexida na biblioteca, colocarei mais estes.

Sempre que surgirem idéias de bons livros, eles entrarão para a prateleira. E assim, oferecer a um click a oportunidade de comprá-los, sem sair de casa!