quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Panacotta de Matchá


E ai, depois de muito tempo, acho que já posso mostrar o início de uma nova aventura no mundo das texturas e sabores.

Um dia cheguei até o Gourmandise. E uma coisa me chamou atenção: o matchá. Talvez por ser um ingrediente misterioso, finíssimo e exclusivista tendo em visto suas origens e o preço que se paga. Uma latinha de 40g do HAGOROMO que encontrei custa em torno de R$ 20,00.

Aliás, um parêntesis: encontrei blueberries ontem a R$ 499,00/kg...

Voltando... É preciso dominar o pózinho pois ele é mágico. Se vocês quiserem aprender mais sobre ele, naveguem pelo Gourmandise.

Bem, comecei misturando 3/4 de colher de café (aproximadamente isto) de matchá em 50ml de leite bem quente. Não deixei ele ferver. Homogeneizei até onde consegui.

Peguei uma gaze (isto mesmo!) da J&J (a das fraldinhas de nossos bebês) e coei o leite com o matchá.

Enquanto aquecia o leite, já estava hidratando 1 1/2 folha de gelatina em água muuuuuito gelada e com pedras de gelo. Pedacinho a pedacinho foram colocados ali.

Depois de filtrado o leite com o matchá, coloquei a gelatina para dissolver na panela onde estava o leite morninho, até perceber ela dissolvida.

200g de creme de leite freco foi adicionado a essa mistura. Misturei bem até homogeneizar essa nova mistura.

Pronto! Nada disso... Ainda faltavam as 15 gotinhas de stévia. Afinal não queria usar açúcar. Se você pode, adoce ao teu gosto.

Coloquei em forminhas normalmente usadas para bombocados. E tome refrigeração. Umas 4 ou 5 horas fica legal.

Na hora de fotografar, preparei uma redução de Porto para fazer "graça".

A pintinha em cima foi conseguida com um grão de café...

Depois da foto fui provar a delíciosa mistura das culturas italiana e japonesa.

Nem vou dizer o que achei: prove!

5 comentários:

Anônimo disse...

que bonito ficou Carlinhos,eu também gosto muito do blog da Nina,sempre tem coisas diferentes,espero que este coment entre pois deixei outro no post das laranjinhas que acho que não chegou,beijo!

Gourmandisebrasil disse...

Ficou super delicada a sua Panacotta! Vou anotar a receita.
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Hummm, q delicia...até me inspirou!!!!

Nádia Lamas disse...

Carlinhos, acabo de descobrir seu blog e já estou achando o máximo: parabéns! Onde vc conseguiu o matcha, aqui no Rio mesmo? Obrigada

Carlos Alberto de Lima disse...

Oi Nádia...

Encontrei na Lidador que tem lá no Downtown (Barra).

Fui levado até lá por uma indicação do pessoal da Casa Vitana (Barra).

Boa sorte.