terça-feira, 20 de novembro de 2007

Seguir

Bem, os dias de farra acabaram. Pelo menos por agora.

E hoje eu tinha um pedido que para muitos pode até ser bobo, mas era um pedido da primeira coisa maravilhosa que fiz: minha Carol. Hoje ela queria comer bobó de camarão.

Simples? Simples. Ou complicado...

Camarões descascados e reservados depois de branqueados.

A mandioca cozida, virou um creme que voltou à panela com um tantinho de cúrcuma. Só para ajudar na composição da cor final. Nada mais que isto.

Uns pedaços da mandioca crua foram reservados assim mesmo, em água geladíssima.

Até aqui, tudo caminha bem. Agora, ao molho base.

Quatro tomates Débora, maduros e firmes, bem vermelhos foram descascados, tiradas as sementes em cortados em brunoise. Separados.

Uma pequena cebola, também em brunoise, ficou reservada. Três dedos de alho poró, receberam o mesmo tratamento. Um dente de alho, sem o broto, idem. Um pouco de pimentão vermelho e uma pimenta dedo-de-moça (olha ela aqui, Roberta!).

A latinha de pelati estava aberta, só esperando a sua vez...

Refogada a cebola até transparente, adicionado o alho até soltar o perfume, seguiram o mergulho no calor: o poró, o pimentão e a pimentinha. Mexe pra cá, roda pra lá, os tomates também foram sentir o calor da panela. Refogados bem, uma porção de água até cobrir ligeiramente os ingredientes. Ficou ali, em fogo baixíssimo, 30 minutos.

Adicionei os pelatis para mais um pouco de calor... Depois disto, por problemas internos, passei o creme no processador para ficar "liso"...

Uma parte dos camarões vieram para se incorporar ao grupo do calor. Quando começaram a tomar cor, foi a hora do creme de mandioca. A colher de pau trabalhou para colocar todos unidos no mesmo ideal. Adicionei uma garrafinha de leite de coco e deixei reduzir o líquido um pouco.

Com a mandioca crua, passei na mandolina e fiz finíssimas tirinhas que foram fritas em óleo e levadas para secar um pouco em papel toalha.

Os camarões reservados foram salteados em azeite perfumados no alho.


Montados numa tijelinha, ficaram assim: creme de mandioca com camarões, três camarões salteados no centro, uma porção de crocante de mandioca e salsinha picada.

2 comentários:

Anônimo disse...

q lindo, vc fazendo a vontade da filha!!!!
E, q coincidencia...tb almocei um bobó maravilhoso!!!

Anônimo disse...

Estou fazendo uma lista com os melhores blogs de gastronomia da net para que os internaltas possam escolher o melhor! "Bacalhau com batata" foi adicionado à lista.

Boa sorte!!!