quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O que você faria com

Minha proposta é que a gente possa começar a montar uma ceia de natal por aqui.

Eu vou apresentando os ingredientes e cada um apresenta sua idéia.

Vamos lá?

Vamos começar com as amêndoas...


Apesar do termo amêndoa se referir ao fruto da amendoeira (Prunus dulcis), usualmente ele também é referido a sua semente, ou mesmo às sementes de outras variedades de amendoeiras. De tais sementes são extraídos óleos e essências possuidores de propriedades medicinais e muito utilizados na indústria de cosméticos. (Wikipédia)

Se as amêndoas, castanhas e nozes passam longe do seu cardápio por conta das calorias, você não sabe o que está perdendo. Essas delícias fazem parte do seleto grupo das frutas oleaginosas, que, além de carregarem muitos nutrientes, podem ser excelentes parceiras na hora de emagrecer. Estudos indicam que, quando aliadas a uma dieta, essas castanhas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras.

Existem dois tipos de amêndoa, a doce e a amarga, sendo que apenas a doce é indicada como alimento, pois a amarga contem ácido cianídrico, substância que pode causar intoxicações.

Pronto! Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esta maravilha, vamos lá! Diga-nos o que farias para sua ceia de natal com ela(s).

8 comentários:

Anônimo disse...

Carlinhos,este ano quero fazer um pão de natal típico de uma região da Alemanha,chama-se "Hutzelbrot" , é maravilhoso e entre outras frutas vai uma boa quantidade de amêndoas na massa,dá uma olhada no google imagens para ver fotos deste pão. Espero que o meu fique bom,beijo!!

Anônimo disse...

Carlinhos,a M sou euzinha mesmo..

Gourmandisebrasil disse...

Complicado, elas poderiam estas na entrada, prato principal ou sobremesa...Laminadas em uma salada, para finalizar um cozido de aves (com codorna fica ótimo), num papillote de peixe, em farofas, macarons, marzipan, bolos, tortas, pães...
bjo,
Nina.

Eli disse...

A Nina disse tudo! :) Eu adorei chegar até você aqui e foi pela Nina.

Carlos Alberto de Lima disse...

Que bom, Eliana.

Volte sempre. Procuro passar um pouco do que tenho aprendido...

Anônimo disse...

hummm...algo simples, um arroz com amendoas em laminas...
Adoro!!

Nádia Lamas disse...

Meu Natal vai ter um sorvete de torrone de amêndoas com calda de caramelo, receita italiana maravilhosa... beijos, bom Natal a todos

Livia disse...

Eu amo qq peixe com amêndoas...
Aliás, Carlinhos, amei essa sua compilação com ingredientes de Natal. Eu vou pro Rio passar o Natal com a família e já estou tendo mil idéias das guloseimas q faremos por nós.
abração.