quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O que você faria com...

...Avelãs!

A avelã é o fruto da aveleira (Corylus avellana), uma árvore da família Betulaceae. Consiste em um fruto mais ou menos esférico, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um distinto sabor. (wikipedia)


Com estas informações você já consegue saber o que fará no natal com elas?

4 comentários:

Anônimo disse...

Carlinhosss me diga vc agora oq inventar com avelãs, tenho um pacotinhu la em casa e não faço a minima ideia com oq prepara-las, não gostei muito de come-las ao natural. Aixx será que algum doce que tenha chocolate e caldas, dai picalas no meio, e altenar...aixx que dificulade, não vi nenhuma receita minha que de para usa-las.
Bjuss...

Carlos Alberto de Lima disse...

Oi Samy

Eu separei aqui uma receita para fazer...

Bolo Rico de Chocolate e Avelãs

Ingredientes:
175g de chocolate (meio amargo/amargo) quebrado em pedacinhos
125g de manteiga sem sal amolecida (1 hora fora do refrigerador)
125g de açúcar
200g de avelãs moídas
04 ovos

Para Finalizar
125g de chocolate (meio amargo) quebrado em pedacinhos
25g de manteiga sem sal
avelãs tostadas picadas

Modo de Fazer
Untar a base e os lados de uma forma de fundo removível (20-24cm) com óleo vegetal (sem exageros). Reservar. Também pode forrar o fundo com papel manteiga ou vegetal.

Coloque uma panela com água para ferver. Assim que atingir o ponto de fervura, apague o fogo e coloque uma tigela com o chocolate picado sobre ela, para derreter.

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte as avelãs moídas, as gemas (sem a pele)e o chocolate derretido.

Bata as claras até ponto de neve firme. Misture 1/4 das claras à mistura de chocolate, mexa bem e depois misture o restante.

Coloque o creme na forma e asse no forno preaquecido a 180°C, por cerca de 50 minutos até que esteja firme. Remova do forno e deixe esfriar (O bolo poderá abaixar ligeiramente no centro devido à leveza da massa.)

Para finalizar, coloque o chocolate em uma tigela refratária juntamente com a manteiga e derreta sobre uma panela com água fervente (veja processo acima). Mexa.

Remova o bolo da assadeira e espalhe a mistura de chocolate por cima, deixando que ela escorra dos lados. Salpique as avelãs.

Anônimo disse...

Carlinhos OBRIGADA!!!!!!
Vou passar hoje mesmo no mercado e comprar o chocolate, pois lá em casa não dura um dia só escondendo mesmo....rsrsrs
Brigadaaaa mesmo, deve ficar uma delicia...
Carlinhos as minhas avelãs não estão torradas, para a massa também tem quer ser torrada ou não??
Bjuss

Livia disse...

eu faria uma mousse de chocolate com avelãs picadas. mas, agora, vou é fazer esse bolo. uh lá lá!