sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Retrospectiva?


Eu preferiria chamar de reflexão. Acho que sai um pouco do apenas relembrar para irmos ao ponto de rever o que aconteceu no sentido de aprendizado. Com isto podemos evoluir, melhorar aquilo que foi feito e refletir nos erros que nos levaram a não executar as coisas que desejamos.

Assim, a experiência que vivi ao longo dos Jogos Panamericanos e Para Panamericanos acabou sendo uma das melhores experiências de sociabilidade de minha vida: aprendi a conviver com opostos. Atletas que param mim eram apenas ídolos, estavam ali a um aperto de minha mão; conviver com ídolos numa “instalação” esportiva ou numa “instalação” comercial (uma cozinha de restaurante) foram dois momentos semelhantes e distintos: o aprendizado do trabalho em equipe. Nas instalações esportivas, depois de um longo processo seletivo um extenuante treinamento em poucos dias. Conhecer pessoas dos mais diversos setores e educação me deixou apreensivo. Não conhecia o ambiente esportivo. Teria que lidar com o público que chegava em meio à alegria e muitas vezes barrar material de propaganda: desde uma simples bandana até uma bandeira. Missão de difícil aprendizado mas de imensa saudade.

E os deficientes? Aprendi a desmontar e conduzir uma cadeira de rodas. Bobo para alguns, mas agora me sinto capaz de ajudar. Corretamente. Conduzir deficientes visuais. Aprender a respeitar os limites deles. E ver, de muito perto, a felicidade apesar das restrições que eu não imaginava pudessem acontecer...

Aprender a viver sem ter uma rotina diária de compromissos foi outra dura prova aprendida neste ano. Estou em processo de aprendizado.

E, no meio destas coisas, desenvolver um trabalho numa Unidade de Alimentação e Nutrição para deficientes físicos... Junto com a nutricionista responsável, desenvolver novos processos de Boas Práticas de Produção de Alimentos. Novos métodos de cocção, desenvolvimento de novas “receitas” de alimentos a serem servidos incorporando o conceito de “aproveitamento integral dos alimentos”, apresentando alternativas economicamente adequadas ao processo e ao “público-alvo” com suas restrições e hábitos alimentares um tanto quanto diferentes do que até então tinha visto e aprendido. Diria que um belo aprendizado. Pude fazer pesquisas interessantes, escolher acessórios e equipamentos, desenvolver fornecedores, enfim, dar a “eles” um pouco mais de carinho através do alimento.

A pesquisa incessante na panificação e confeitaria me levou a resultados gratificantes divididos com vocês ao longo deste ano. Mudei o foco de apenas mostrar as fotos e eventuais comentários – para um público mais restrito – para vir para este espaço e diversificar o público e o que dizer. Mostrei-me um pouco mais para quem vem até aqui: coloquei minha biblioteca à mostra, desenvolvi parcerias para possibilitar que você pudesse comprar estes livros pela internet (usei meus conhecimentos de comércio eletrônico para isto). Agora, aprimorando, estarei apresentando os livros com uma sinopse...

A descoberta de leitores em Portugal (terra de meu avô materno – Trás-os-Montes) de onde aprendi a apreciar muitas de suas iguarias: vinhos, azeites, bacalhau, batatas e tantas outras coisas que a lista ficaria longa demais e chegaria até o nome do blog...

As amizades que carinhosamente foram aparecendo (não vou citar nomes, tá bem?): todos os que convivi sabem do meu carinho por cada um deles. Aos que provoquei, aceitem meus pedidos de desculpas mas uma certeza: o fiz por uma boa causa...

A todos que contribuíram para o meu aprendizado, pelo meu erro ou acerto, o meu muito obrigado. Aos que apenas leram, o meu pedido de que participem.

E você, o que tem a dizer na sua retrospectiva? O que 2007 contribuiu para que o teu 2008 seja, de alguma forma, melhor que este período que se finda?

Obrigado a todos.

E não esqueçam: arroz com aletria, arroz com lentilhas, rabanadas, carne de porco, espumante (quem puder, um belo champagne), paz, alegria, amor, responsabilidade e, pelo amor a ti: Se BEBER não DIRIJA. Se DIRIGIR, NÃO BEBA!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: