sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Cozinha em obras...


Certamente muitos de vocês já tiveram que "interromper os trabalhos" por causa de problemas com a instalação da cozinha. Por isso, nada de novidades...

Certamente todos os que já passaram por isto têm a noção exata do que é o caos na cozinha... Vão se sentir no túnel do tempo!

O vizinho me chamou pra olhar o "olho do furacão" em sua casa. Sai meio trêmulo só de pensar. E lá estava ele. Meus olhos apenas perceberam um "pequeno ponto" estufado na parede.

Avaliado o problema inicial a decisão: seria preciso uma grande cirurgia! Abrir pela minha cozinha, cortar azulejos colocados ali há mais de 20 anos e claro, com possibilidades mínimas de encontrar iguais.

Decisão tomada e sem choro nem valium injetável, partimos para o centro cirúrgico... Calmamente, pedaço a pedaço está sendo cortado. A cada invasão das entranhas surge ele, imponente em suas chagas: o cano galvanizado que um mal-sucedido engenheiro especificou para água quente!

E você pensa que o "caminho" usado pelo tubo segue uma distribuição racional? Ledo engano. O bichinho é chegado a uma "excursão"... contorna toda a cozinha pelo caminho mais longo para seguir em direção ao banheiro.

Parei no espaço crítico. Vou trocar apenas os seis metros possíveis em virtude do disponível de azulejos. O resto a gente vê noutro momento como fazer.

Mas, afinal, você não tem coisa alguma a ver com isto, não é? Eu também acho. Mas queria explicar o porque não tem havido aqui muita coisa a ver com comida e acidentes na cozinha.

Acordei pensando no que fazer hoje. E, olhando fotos por aqui dei de cara com uma, despretenciosa, que fiz no Circuito Rio Show. Nada de cozinha mas... Olha só!

[clique sobre a imagem para ampliar]

Dei-lhe o título de "Passando em revista a tropa" em função do casal passando e olhando as palmeiras perfiladas. Mas, agora imaginei a mesma situação numa cozinha onde as "palmeiras" seriam cozinheiros, ajudantes, steward e todos os demais qua ali fazem acontecer diariamente independente dos ventos que sopram.

O casal, o chef e o sous-chef verificando, a cada momento se tudo corre de acordo com o esperado e resolvendo eventuais (ou constantes) problemas. Sim, porque não pense vocês que todos os "chefs" ficam todos os tempos ali no fogão... Alguns poucos, apenas.

Olhe para a foto e tente imaginar sua própria cozinha. Transfira cada componente dela num componente da tua própria cozinha ou de uma que você conheça. Liste as semelhanças...


Nenhum comentário: