quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Lentilhas com ovo poché


Lembram daquela casinha que não tinha coisa alguma? Pois é, estive nela hoje...

Procurei por lentihas francesas (vert du Puy) e da. Só tinha da Yoki. Ainda bem pois gosto muito de certas coisas deles.

Procurei pelos meus ovos de quintal e eles já haviam acabado. Então lá fui eu assim mesmo preparar minhas lentilhas com ovo poché.

Primeiro, coloquei as lentilhas de molho, depois de uma bela lavada nelas. Ficaram mais ou menos duas horas. O tempo acho que foi em função de uma aula que tive na UNIRIO. A nutricionista que nos dava aula falava em duas horas como sendo o tempo adequado para que os grãos secos pudessem absorver a umidade necessária.

Como isto era a primeira vez que fazia com as lentilhas, dei uma "mordidinha básica". Achei que faltava pouco para o "ponto" que eu queria.

Bem, eu havia colocado uma xícara delas, secas. Com isto, peguei uma cebola pequena e cortei-a ao meio de forma que suas camadas fizessem uma meia-lua. Tirei a casca e dei um banho nela com água fria. Acho que ela levou um susto! Mas tudo bem...

Espetei nela duas flores de cravo-da-Índia.

Coloquei uma panela (ou caçarola?) no fogo (ou ao lume?) com as lentilhas e a cebola. Um raminho de tomilho foi fazer companhia a essa turminha. Mas como eles só gostam de água morna do mar, coloquei um pouquinho de sal. Em pedrinhas.

Ficaram ali por uns dez minutinhos. Nada mais. Outra mordidinha básica havia me deixado a sensação do "ponto". É, ainda ia dar uma sacudidela nelas numa frigideira...

Ficaram ali sobre uma peneira para não coser mais.

Enquanto isso, peguei a outra metade da cebola, um dentinho de alho e fiz quase minúsculos dadinhos... Coloquei-os separados nos meus potinhos de porcelana. Ou louça, como queiram!

Peguei três tirinhas de bacon (daqueles fatiados). Nem vou falar de marcas pois cada um tem sua preferência mas comprei daquela dona... Um belo defumado! E você acha que fiz o que? Pequenos dadinhos, acertou quem pensou nisto!

Coloquei-os numa peneira de modo que secassem e ficasse uma farofinha crocante. Era isso que eu queria: o croc na boca!

Enquanto o ovo tomava seu banho morno no meio do vinagre, peguei uma frigideira e coloquei um pouco de azeite (tá bem, os puristas podem ficar falando que não se coloca azeite para sofrer com o calor!). Eu gosto de usar azeite. Se não quiserem, usem óleo de Palma. Tá na moda...

Bem, depois de levemente aquecido, os dadinhos de cebola foram amolecer e adocicar ali. Depois foi a vez do dentinho de alho e, em seguida, as lentilhas.

Quase na hora de servir, coloquei a poeirinha de bacon junto com a lentilha. O ovo no ponto exato, nem muito cru nem muito cozido, de forma que até poderia estar "quase perfeito" ou, ao ponto de comer seu amarelinho com um pedacinho de pão natural.

Coloquei uma porção das lentilhas e sobre elas o ovo.

Era isso aqui que você queria comer? Prove!



Um mix de arroz, legumes e carnes

Lentilhas com ovo pochê: simples assim...




12 comentários:

Aline Neme disse...

Carlinhos, que coisa mais linda, sua receita em forma de pesia... amei!!!

Bjundas

Anônimo disse...

Poetinha.........
Mais uma coisa delícia de boa!!!!!!!
Viva!
Beijas.........
Li

Anônimo disse...

to aguardando o post prometido pra hoje...

Adriana disse...

Haaaa!!! Sempre o bom gosto!!

Leila disse...

eu amo lentilhas!!!
abracos

Carlos Alberto de Lima disse...

Querido anônimo, seria conveniente esclarecer que post foi prometido...

Anônimo disse...

aham...qdo t encontrar t refresco a memoria...

Adriana disse...

Eu de novo.Hoje resolvi ler seu outro post.Como espírita,me interessei e aprendi muito.Minha passagem foi pela dor,mas me sinto feliz por isto!Recebo noticias da minha primeira Maria,através da psicografia do Celso De Almeida(Uberaba),e através do centro que frequento.Com você hoje,aprendi mais um pouco.Que Deus lhe abençõe para eternidade!

Carlos Alberto de Lima disse...

Oi, Adriana, gostaria que escrevesse para meu email [cdelima@gmail.com].

risonha disse...

fiquei completamente apaixonada pelas tuas lentilhas...
que prosa bonita
parabéns

Carlos Alberto de Lima disse...

Risonha, mande teu email para cdelima@gmail.com

Gostaria de conversar contigo sobre Portugal. Meu avô era dai, do norte.

Anônimo disse...

Amo ovos poches... com lentinha deve ficar uma delicia mesmo! Vai pra lista!