terça-feira, 15 de abril de 2008

Lentilhas para o namorado


Como eu tenho amigos que são "protegidos" do sheik do Qatar, eles me trouxeram algumas preciosidades do deserto.

Na realidade o deserto não é só profusão de areia, camelos e touaregs em busca de sal. O deserto pode assumir todas as cores, sabores e texturas do mundo inteiro. A possibilidade de usar os dólares do petróleo tem feito nascer no deserto cidades tão artificiais quanto lindas.

Aqui, até poderia traçar um paralelo com as "espumas". A vantagem da artificialidade construída do deserto do presente e do futuro tem possibilitado que não só os nativos mas também os que para lá têm ido, o contato com as maravilhas do mundo.

Os aviões e navios chegam com especiarias da Índia, legumes e verduras de todos os cantos, carnes da Nova Zelândia e por ai vai (apenas para citar alguns).

Consegui ter em mãos, para trabalhar, uma lentilha que mistura dois tons de verde: um mais escuro e outro mais claro. E um formato inusitado: alongado.

Não conseguimos descobrir sua origem: Lá os gêneros alimentícios não possuem tantas informações na embalagem que nos permita um conhecimento maior. Quem sabe um dia eu consiga descobrir?

Ao colocar de "molho" descobri que ela deixava a água turva. A partir desta constatação, lavei-as até que a água ficasse totalmente limpa. Deixei de molho por uns vinte minutos (quase sempre faço isto com grãos secos. Procuro despertar a vida que existe dentro deles conforme me ensinaram algumas naturalistas que encontrei na vida.

Durante esse tempo preparei o mis en place: cebola roxa em pequenos dadinhos, cebola em quarto crescente com 3 flores de cravo-da-Índia espetados, um dente de alho (sem o broto, cortado em cubinhos), sal "gourmet" perfumado com casca de laranja-pêra. Ao lado, um porção de filé do namorado mais fresco que encontrei, moinho de pimenta. Noutro ramequim, coloquei pequenos dadinhos de paio.

Escorri a água do molho das lentilhas.

Coloquei uma caçarola ao fogo, comágua, lentilhas, a cebola em quarto crescente e o dente de alho. Ficou ali até que cada grão estivesse no "ponto" desejado. Nem muito cozido nem "ao dente". Meio louco, poderia dizer alguns. Paciência: o juízo de valores é de quem ler...

Escorrida a água e retirada a cebola e o alho, ficou reservada mantendo o calor.

Levei uma frigideira "ao lume", como dizem meus amigos d´além-mar, para aquecer a bundinha. Um fio de azeite apenas para umedecer a superfície. Coloquei os dadinhos de paio e salteei-os até que se tornassem quase uma "farofinha": secos o suficiente para emitirem um som de sólido correndo pela superfície da frigideira antiaderente. Foram para uma peneira.

Noutra frigideira, outro fio de azeite e os dadinhos de cebola. Aquecidos até a transparência, juntei os cubos de alho. A seguir, as lentilhas.

Numa outro frigideira antiaderente com um fio de azeite e um dadinho de manteiga, coloquei a porção do namorado com a pele para baixo. Ficou ali até deixá-la crocante. Virei o peixe para completar o cozimento.

Juntei a lentilha e uma pequena porção do pozinho de paio numa tijela. Misturei. Acrescentei azeite, sal perfumado e pimenta-do-Reino.

Com a ajuda de uma colher, coloquei uma porção da lentilha no centro do prato. Sobre elas, o namorado deitou-se na cama.

Pequenas folhinhas da hortinha acrescentaram perfume e tons ao prato.

Voilá!

[clique sobre a imagem para ampliar]


Agora você já poderá receber os novos "posts" em seu email. Cadastre-se!

5 comentários:

Adriana disse...

Isto conquista pelo coração e pela boca.

Li disse...

Carlinhossssssssssss!!!!!!!!
Isto sim, é presente de Sheik!!!!!
Viva!!!
Beijas!!!
Li

Luciana Macêdo disse...

Este namorado não podia ter melhor companhia, amei.
Já disse e repito...o seu jeito de escrever é muito agradável, não perco um dia de visita na sua cozinha.
Abraço.

Leila disse...

Uau Carlinhos, deve ter ficado uma delicia.
tenho lentilhas verdes e vermelhas aqui em casa e preciso eliminar um pouco. Vou usar a tua receita esta semana. só falta comprar um filé de peixe.
beijinhos

Shirley Guimarães de Mello disse...

Hahahaha Quando li o título “lentilhas para o namorado” pensei: oras, adoro lentilhas mas primeiro tenho que arrumar um namorado pra dedicá-las a ele...rs Qual não foi minha surpresa quando vi que o namorado era o peixe. Tendo em vista que tb sou pisciana, ta tudo em casa. Mas tomara que este prato atraia pra mim um namorado, sem guelras, por favor...rs
Adorei!
bjs