quarta-feira, 30 de abril de 2008

Uma nova forma de fazer


Já meio assim perdido no tempo e no espaço, achei melhor falar sobre uma outra forma de fazer o "pão-nosso-de-cada-dia".

Tem um tempo eu postei sobre um pão que denominei de ÔMEGA em virtude das suas propriedades com uma razoável concentração de ômega 3.

Este pão apareceu em minha vida meio que por acaso (apesar de não acreditar em acaso). Quando estive no Circuito Rio de Gastronomia fui apresentado a ele. Uma forma de conteúdo robusto, aparência rústica me chamou a atenção porque gosto de pães assim. Têm cheiro, gosto e forma de pão. Você come e sente prazer.

É claro que trouxe um deles para casa. Colhi informações daqui e dali. Consegui descobrir os ingredientes. A partir dai, "montei" minha fórmula.

Comprei os ingredientes e parti para a execução. Melhorei, no caminho, nas demais vezes que o fiz. E minha prova de fogo foi apresentá-lo ao meu cardiologista. Fiz bonito, coloquei uma etiqueta nominando os ingredientes.

Sua primeira expressão foi de alegria. Cheirou a embalagem e disse sorrindo: "esse é o pão-nosso-de-cada-dia"? Eu não podia fazer diferente. Sorrindo, concordei. E, desde então este tem sido o pão que frequenta o meu café-da-manhã com maior assiduidade.

Já estava satisfeito com o resultado alcançado. Mas naturalmente inquieto. Queria personalizar ainda mais.

E lá fui eu para os livros. A Sandra Canella-Raws me deu algumas "pistas". E, claro, eu para a "oficina dos sonhos".

Assim, além de preparar uma "biga" ou "massa-madre" de véspera, com uma xícara de farinha branquinha acrescida de meia colher de café (a pequenininha mesmo!) de fermento biológico seco e meia xícara de água de moringa. Deixei ela dormindo no refrigerador. Foram doze horas no total.

Quando esta com aproximadamente oito horas no frio, comecei a segunda parte: meia xícara de farinha branquinha, meia colher de café de fermento biológico seco e meia xícara de água. Fica assim como um creme. Cobri com filme de pvc e coloquei num cantinho escuro até que ficasse com raiva de estar ali confinada.

Isso levou aproximadamente três horas e meia. Ai era partir para a terceira etapa.

Nesta fase juntei farinha de centeio, farelo de trigo, farelo de aveia, farinha de sementes de linho, farinha de sementes de girassol, óleo de girassol, sal, açúcar mascavo, sal marinho. Aqui, vou fazer um segredinho senão vocês desvendam minha fórmula. Mas é fácil: cada um precisa fazer o seu exercício para compatibilizar estes ingredientes ao seu gosto. Cuidado apenas com o sal e açúcar: eles precisam ser dosados para que tenham o mesmo sabor neutro. Não deves salgar nem adocicar.

Bem, todos esses ingredientes foram misturados: a biga, o poolish e os demais ingredientes. Ainda coloquei 2 colheres de sopa de leite em pó, desnatado.

Um bom descanso de quase uma hora antes de modelar para duas formas. Untadas as duas, coloquei ali cada um deles. Cobri com um pano de prato e novamente ali pro cantinho escuro.

Ficou ali até chegar ao "ponto de crescimento" que meus olhos aprenderam a medir, acendi o forno a 225 graus e ficou ali uns vinte minutos para "harmonizar" o calor. Coloquei as formas e aguardei o perfume inundar a casa.

Dai para frente é só administrar o bronzeamento dos meninos!

Então, é esperar umas três horas (eu costumo cortar apenas no dia seguinte, quando ele fica pronto no início da noite) para as fatias ficarem mais "lisinhas".

[clique sobre a imagem para ampliar]


Agora você já pode receber estes textos em seu email. Cadastre-se!

6 comentários:

Li disse...

Carlinhosssssssssss!!!!!!!
Q vontade de saber fazer o q vc faz!!!!!!!!!!!!
Um dia, talvez.........
Vou fazer 2 cursos de pão neste mês de maio!!!!!!!
Cansei mesmo de jogar tanta massa no lixo...........
tsc..........
Beijas!!!!!!!!!
Li - tua admiradora!!!!!!!!

Agdah disse...

...água de moringa..."

Que nostálgico... Lembrei de casa agora...

carlinhos de lima disse...

Meu amor paulista!
Só existe uma forma prática de saber fazer o que eu sei fazer: me leva pra junto de ti! (no bom sentido!!!!).

Mas, olha, acho que quem vai mais ganhar com isto sou eu...

Axly disse...

Olá Carlinhos!
Pão de novo, ai ai ai, meus pecados!
Hahahaha...
Mas que trabalheira hein, uau! Mas também olha o resultado, além de lindo e com certeza muito gostoso, ainda é saudável! Perfeito...
Um dia eu aprendo a domar esse "bichinho"!
Kisss^^

Karla Maria disse...

Carlinhos,
esse pão tá perfeito.
Lindo, saudável, o que há.
Parabaéns.

Li disse...

Carlinhossssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fiz teu pão de tomate e deu certo!!!!!!!Ficou uma gostosura!!!!!!!!
Viva!!!!!!!!!!Vc me ensinou a fazer pão!!!!!!!!!!
Nunca vou esquecer isso, viu??????
O 1º pão gostoso nunca se esquece!!!!!!!!!!!
Viva!!!!!!!!
Obrigada, amigo!!!!!!!!!
Beijas!!!!!!!
Li