domingo, 8 de junho de 2008

Como preparar um excelente café


Selecionar grandes cafés é apenas o primeiro passo para saborear uma magnífica xícara de café. Como moemos, preparamos e armazenamos o café é tão importante quanto escolher o café em si.

Preparar um café não é uma tarefa sem qualquer ciência ou regra. O ideal é preparar apenas para o consumo imediato e não deixar a água ferver. Outra dica é usar água filtrada para não alterar o sabor.

Quem usa coador de pano não pode descuidar da limpeza, que deve ser feita com água e não com detergentes ou alvejantes. Na hora de armazenar, use garrafas térmicas de qualidade e nunca adoce a bebida para não correr o risco de criar uma crosta de açúcar.

Proporção
Esse quesito se refere à proporção de café moído em relação à água. Recomenda-se 2 colheres de sobremesa (10g) de café moído para cada 180 ml de água. Essa proporção permite a extração correta dos vários sabores do café e produz uma xícara bastante intensa e aromática. Mantenha essas proporções consistentes, independentemente da quantidade de café que esteja fazendo. Para preparar um café um pouco mais fraco, apenas acrescente água quente a uma xícara de café preparado com a proporção acima indicada.

Moagem
A moagem do café determina quais e quanto dos vários elementos de sabores do café serão extraídos durante o processo de preparo. Uma moagem correta assegura que apenas os melhores sabores que o café tem a oferecer terminem na sua xícara. Se você moe o seu próprio grão, procure mais informações com o seu fornecedor de grãos.

Água
Uma vez que 98% de um café é basicamente água, é de suma importância que a água utilizada no preparo de um excelente café seja fresca e de sabor agradável. O ideal é que ela seja fresca, de sabor límpido e neutro, além de totalmente desprovida de impurezas. Evite usar água que contenha purificantes ou que apresentem cheiro de ferro ou enxofre. Caso a sua água potável tenha um sabor fresco e puro, é bem provável que você consiga produzir uma excelente xícara de café. Caso contrário, use simplesmente água mineral sem gás engarrafada ou água filtrada. Se você possui moringa ou filtro de barro ai está uma excelente fonte de água para o seu café!

Pureza
Pense no grão de café como se ele fosse uma hortaliça. Os inimigos do café são oxigênio, luz, calor e umidade. Uma vez aberta a embalagem e o café exposto ao ar, ele deve ficar armazenado em temperatura ambiente, em embalagem opaca e ter quase todo o ar extraído, sendo consumido em no máximo uma semana.

Degustação
À medida que você viaja nos sabores que o nosso café lhe proporciona, tente comparar e contrastar os cafés, identificando os quatro termos de prova que cada um deles oferece: aroma, acidez, corpo e sabor.

Aroma
É o cheiro que o café tem. Alguns exemplos de aroma são: de terra, de especiarias, floral, de nozes. Essas fragrâncias distintas estão diretamente ligadas ao sabor em si do café. Lembre-se de que alguns aromas são mais sutis e apresentam até um certo desafio para serem depurados por um provador novato de cafés. Mesmo assim, é importante iniciar suas degustações de café apreciando o seu aroma, já que grande parte do sabor que percebemos deriva do que conseguimos apreender com nosso olfato.

Acidez
Ao referir-se à acidez como um termo típico de experimentação de café, não se refere ao real nível de pH do café, mas aponta-se uma característica (presente ou não) em determinados cafés que é a de deixar o palato rapidamente limpo de quaisquer vestígios, após ser degustado. Você vai provar e apreender a acidez do café nas partes laterais e na ponta da língua, da mesma forma quando experimentamos a acidez de uma fruta cítrica. Cafés de acidez elevada são descritos como vívidos, adstringentes, mas com passagem rápida pela língua, sem deixar muitos vestígios. Cafés de baixa acidez são mais suaves na boca e seu paladar tende a perdurar mais.

Corpo
É a sensação de “peso” que o café deixa na língua. Ele tem gosto leve ou pronunciado na sua boca? Essa é a sensação que se tem ao compararmos leite integral com leite desnatado. Um café com corpo leve vai parecer de paladar leve na sua língua e seu sabor não perdurará por muito tempo. Em comparação, um café encorpado tem peso na sua língua, e o seu paladar permanecerá por algum tempo.

Sabor
É o paladar em si do café. Essa característica parece ficar registrada em várias partes da boca. Frutas cítricas, cacau, chocolate e frutas silvestres são apenas alguns dos sabores que você pode detectar em alguns cafés. Alguns desses sabores são de muito fácil identificação, ao passo que outros são mais sutis e menos fáceis de reconhecer.

Para obter um bom café
Agora, que você tomou um pouco de conhecimento técnico, vamos aos finalmentes...

  • Escalde utensílios como bule, garrafa térmica e outros antes de preparar seu café;
  • Utilize sempre água filtrada ou mineral. Como a água corresponde a 98% de uma xícara de café, sua pureza é fundamental para garantir o sabor. Nunca ferva o café junto com a água, isto também prejudica o sabor;
  • Um bom café é preparado com água aquecida, nunca fervente. A ebulição libera o oxigênio que acentua o teor do café;
  • Prepare sempre uma quantidade para ser consumida imediatamente ou, no máximo, em uma hora;
  • Jamais requente o café, isto altera drasticamente o sabor.
  • Evite armazenar as embalagens junto a produtos com odores intensos, como essências, gelatinas, detergentes e outros;
  • Depois de aberta, guarde a embalagem na geladeira em pote de louça, para preservar aroma e sabor;
  • Consuma o conteúdo da embalagem em uma semana. Por isto, ao comprar café, faça-o em embalagens que lhe garanta esta freqüência.

    Depois disto, é só preparar um belo de bolo de fubá e fazer a festa com a dupla!


    Agora você já pode receber estes textos em seu email. Cadastre-se!

  • 7 comentários:

    Stéfano disse...

    adoro café!
    pelo que conheço e já conversei com baristas, seu texto está muito preciso! parabéns carlinhos!
    abraço,
    Stéfano

    claudia disse...

    Sou uma apaixonada por café! Adorei este texto, com dicas! Sensacional!

    carlinhos de lima disse...

    Obrigado pelos comentários.
    Me lembrei de fazer quando preparava meu cafezinho coado no coador de pano...

    véra disse...

    Depois deste texto, já nem sei se o que tomo é café mesmo!!!

    Axly disse...

    Carlinhos como sempre explicando tudo nos seus minimos detalhes, antes eu achava que não sabia fazer café, agora tenho certeza!
    Hahahaha...
    Mas dá pra aprender direito né^^
    Kisss!

    Clarissa Magalhães disse...

    Seguirei seus passos.
    Tomara que de certo!
    beijos

    Valentina disse...

    Amei este artigo amigo. E vou seguir todoss os passos. vivo atrás do café perfeito.Se sair da minha cozinha ainda melhor.