quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Um pedacinho doce das arábias


O portador do Oriente trouxe algumas preciosidades. Entre elas, forminhas de madeira para fazer doces... Junto duas receitas para eu começar a brincar. Junto, tâmaras para consumo interno (são menos açucaradas do que as que chegam por aqui), água de rosas e outras preciosidades.

Claro que existem coisas que ainda estão na embalagem. Ou foram consumidas tão rapidamente que nem deram tempo de pegar a máquina...

Enfim, mamouls, mamuls ou ma'amouls para quem se aventuar. Ou para quem já provou. Ou, para morder o monitor (não é Ana?).

Acima de tudo, paciência!

Vamos começar preparando Ghee (para os franceses e para a gente, manteiga clarificada): em banho maria, coloque 200g de manteiga sem sal de ótima qualidade (ou a melhor que o seu dinheiro puder comprar). Fogo baixo até que toda a manteiga esteja derretida e sem que a água toque o fundo da vasilha.

Na parte superior, os resíduos lácteos que precisam ser descartadas. Depois, vire cuidadosamente a "segunda camada", que é propriamente dita a manteiga clarificada em um vidro previamente esterilizado. NÃO deixe que os resíduos que ficaram no fundo passe para este vidro para manter a pureza da sua manteiga. Assim, apenas a gordura estará preservada. E, uma característica dela é suportar altas temperaturas sem degradação de suas propriedades.

Deixe ela se aquietar. Algo como um dia. Ela voltará a se solidificar. E ai estará pronta para começar a adoçar sua vida.

Agora, pique 50 g de tâmaras sem caroço. Bem picadinha, quase uma pasta. Pique, 150g de nozes, finamente. Misture ambas juntamente com 100g de açúcar e 2 colheres de chá de água de rosas ou de flor de laranjeira. Faça uma pasta maleável. Reserve.

Numa tigela, misture 300g da melhor farinha de trigo que o seu dinheiro puder comprar com 100g da melhor semolina (existe uma marca que tem das duas...). Misture bem. Agora, adicione 100g de açúcar. Misture bem. 150g de manteiga clarificada. Vá adicionando leite aos poucos para deixar a mistura maleável.

Leve, coberta ou em um saco plástico para o refrigerador por aproximadamente 3 horas.

No dia seguinte, faça bolinhas com o recheio, do tamanho de uma bola de gude (ah, você não tem idéia do que seja? então use uma generosa colher de chá...). Reserve.

Pegue uma colher de sobremesa generosa da massa e abra a massa, como se estivesse fazendo coxinha de galinha, na palma da mão. Coloque a bolinha do recheio ao centro e feche a massa. Pulverize a forminha com farinha ou com semolina. Retire o excesso. Coloque na forminha e acerte a parte que ficou para cima (a do fechamento da massa). Bata para que se solte. Coloque num tabuleiro para assar.

O forno deverá estar quente o suficiente para que ela "seque" em torno de 10 minutos.

Ficará algo como isto:




Agora você já pode receber estes textos em seu email. Cadastre-se!

5 comentários:

Agdah disse...

Ah!!!!!! Mamoul é um dos meus doces preferidos. Bendito seja esse portador das Arábias.

Laurinha disse...

Adoro mamoul!!! de pistaches, ou só de nozes... sempre que vou ao Mercado Municipal do centro, me delicio com um e trago outro pra casa....
Anotado para experimentar!
Aliás, vou ver se lá eles vendem as forminhas para fazer os mamouls....
Beijinhos

Cezar disse...

Lendo a receita, da água na boca! E olha que nem sou chegado a doces.
É bom pesquisar e descobrir novidades por lá, e depois trazê-las para quem aprecia e faz bom uso.
Abraços, O Portador das Arábias

Gourmandise disse...

Dá um trabalhão, mas vale a pena!
Desmancha na boca...
bjo

Li disse...

Carlinhossssssss!!!!!!!!!
Adorável Carlinhossssssssss!!!!!
Q coisa mais doce este teu post!!!!!!!
Quase um sonho!!!!!!!
É teu aniversário e nós por aqui é q ganhamos presente???????
Muito bom isso!!!!!!!!
Parabéns prá vc, Querido amigo!!!!!
Beijasssss!!!!!!!!!!
Li
PS: - O Cezar ainda não conseguiu o meu Sheik???Tsc.........