domingo, 29 de março de 2009

Um par perfeito


É muito comum ver no prato do brasileiro essa combinação, que para muitos não pode faltar todos os dias, mas todos sabem o porquê dessa combinação?

O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro, o feijão por sua vez é um alimento rico em proteína vegetal, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

A combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro.

Quando consumidos juntos, arroz + feijão se complementam harmonicamente e formam um "casal" com ótimo valor proteico no prato do brasileiro. Ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). A proporção ideal entre arroz e feijão é de 2 porções de arroz para 1 porção de feijão.

O arroz além de ser fonte de energia devido ao alto teor de amido, fornece Vitaminas do complexo B e Minerais como Selênio, Zinco, Ferro e Potássio.

O feijão fornece fibras solúveis que modulam os níveis da glicose sanguínea, regularizam o hábito intestinal e colaboram na redução dos níveis de colesterol sanguíneo. Contém também Ferro "não heme", forma encontrada nas fontes vegetais e de menor absorção pelo nosso organismo. Entretanto, quando na mesma refeição são consumidos alimentos fontes de Vitamina C (laranja, kiwi, acerola, tomate, abacaxi, maracujá), o Ferro "não heme" tem sua absorção aumentada.

Muitas pessoas, quando desejam emagrecer, param de comer o arroz e feijão, optando por consumir somente saladas e grelhados. Isto é um erro! Para eliminar peso de forma saudável, não é preciso excluir nenhum grupo alimentar das refeições, apenas é necessário comer na quantidade adequada.

Por isso, o importante é não exagerar na quantidade, mas não deixe de comer estes dois alimentos nutritivos, sendo fonte de vários nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para uma alimentação saudável.

A união também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de brecar esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete. Sem falar que, por não mandar o açúcar às alturas de uma hora para outra, proporciona saciedade.

Outro fruto da parceria, e que talvez seja o mais inusitado, foi descoberto na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, no interior de São Paulo, mais precisamente da Faculdade de Odontologia, que fica em Piracicaba, outra cidade paulista. Lá, cientistas dosaram a retenção de flúor no arroz e no feijão preparados em casa e observaram que eles seguram excelentes teores do mineral após o cozimento. Segundo o dentista Jaime Cury, líder da pesquisa, um bom prato de arroz e feijão aumenta a concentração da substância na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.

Dicas:

- Para minimizar a formação de gases intestinais (flatulência) provocada pelo feijão, recomenda-se deixar o grão de molho em água, de 6 a 8 horas, antes do cozimento. Nesse período, a água de remolho deve ser trocada mais de uma vez.

- Experimente consumir os demais tipos de feijão: mulatinho, manteiga, carioquinha, fradinho, branco, de corda são alguns outros feijões.

- Para tirar o excesso de sal do feijão, coloque junto duas batatas cruas para cozinhar.

- Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde em uma embalagem plástica dentro da gaveta da geladeira ou freezer.

- O feijão guardado em lata ou vidro resseca facilmente.

- Quando cozinhar o feijão, deixe para temperar com sal no final do cozimento. Assim o feijão ficará mais molinho.

- O feijão fica mais macio se colocar algumas gotas de azeite enquanto estiver cozinhando.

- Para que o feijão fique saboroso e com o caldo mais grosso, depois de cozido retire uma concha e amasse os grãos, recoloque na panela e leve de volta ao fogo por mais 15 minutos.

- Se o feijão queimar, passe para outra panela a parte que não ficou grudada e acrescente uma cebola inteira lavada e com casca. Leve novamente ao fogo, assim o feijão perderá o gosto de queimado.

- combine a refeição com a vitamina C. O suco de laranja é uma ótima opção, pois ajuda a dinamizar o poder do ferro do delicioso feijão.



Porção ideal? Existem escritos que falam em 3 de arroz para 1 de feijão; outros de 2 para um; outros, ainda, 3 de arroz para duas de feijão... Qual a que você prefere?

Uma perguntinha: quando você "faz" o prato, onde você coloca o feijão? Embaixo do arroz, em cima dele ou do ladinho?

F A C I L I D A D E S

+ Acompanhe este blog pelo twitter.

+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!

+ Para imprimir este texto, click aqui!

3 comentários:

véra disse...

por cima, por baixo, de ladinho e a porção ideal, dependem mesmo da gula!!!

Mariângela disse...

do ladinho sempre!!

Carlos Alberto de Lima disse...

Que coisa... placar ainda indefinido!