domingo, 30 de agosto de 2009

A inclusão social do chuchu


O chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça fruto. E, apesar disto, é considerada um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, envolvidas pela parte comestível). Sua origem é atribuída à América Central em países como Costa Rica e Panamá.

Segundos alguns historiadores essa hortaliça fruto já era cultivada no Caribe à época do descobrimento da América. Trepadeira herbácea, da família das cucurbitáceas.

Era bem conhecida na antigüidade pelos Astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época, devido ao seu sabor característico e bastante suave para ser consumido durante o ano todo. De fácil digestão, rica em fibras e pobre em calorias, bom para um regime alimentar.

Na Madeira é conhecida por pepinela ou pimpinela e faz parte da gastronomia local, sendo normalmente cozida com feijão com casca, batatas e maçarocas de milho para acompanhar pratos de peixe, normalmente caldeiradas.

Destaca-se por ser uma fonte de potássio e fornecer vitaminas A e C. O chuchu é uma Cucurbitácea, tal como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia.

Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra, mais comumente encontrada nas feiras e quitandas.

A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, sua cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Os frutos quando passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. Por ser um fruto muito frágil, machuca-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando de ferí-los.

Do chuchu nada é desperdiçado, podemos consumir as folhas, brotos e raízes da planta, depois de devidamente lavados. Os brotos refogados são ricos em vitaminas B e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Entretanto, as propriedades do chuchu não devem ser desprezadas. Ele é rico em fibras, o que faz com que desempenhe um importante papel no funcionamento dos intestinos, e é uma fonte significativa de ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Em menor proporção, o chuchu possui uma pequena quantidade de vitaminas do complexo B e um pequeno teor de vitamina C.

Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos. Os brotos da planta refogados auxiliam no combate à carência das vitaminas C e do complexo B.

Denominação de origem
Chuchu tem denominação de origem. Dá para saber a sua origem pelas suas características.

Chuchu de Amparo tem cor verde clara, é liso, o formato quase redondo, gomos pouco evidentes e a sua produção se estende de todo o ano, exceto nos meses de janeiro e fevereiro. Chuchu de Iguape tem cor verde brilhante, formato de pêra, apresenta espinhos na parte inferior, os gomos são bem evidentes e a sua produção se concentra nos meses de maio a novembro. Chuchu de Itapecerica tem cor verde clara, formato alongado, gomos bem acentuados e a sua produção se concentra de dezembro a junho. A oferta de Chuchu Preto (verde escuro) está aumentando. A oferta do Chuchu Branco, o mini Chuchu, ainda vendido como exótico, também cresceu.

Valor Calórico
100 gramas de chuchu cozido fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais
Este alimento é muito importante, principalmente, na alimentação dos bebês, pois estes precisam de quantidades maiores de minerais e niacina para o seu desenvolvimento e fortalecimento. Além disso, o chuchu também ajuda a promover o crescimento, contribui para a saúde da pele e estimula o apetite.

Como comprar
Há uma grande diversidade de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Os frutos podem ser arredondados ou terem a forma de pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos, com a cor variando de branco a verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Frutos passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir. O chuchu é um fruto muito sensível, que se machuca com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada. Portanto, escolha os frutos com cuidado, evitando causar ferimentos. O chuchu também pode ser encontrado na forma minimamente processada, ou seja, já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico. Certifique-se de que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, estraga-se rapidamente. Os melhores preços de chuchu ocorrem entre os meses de junho a outubro.

Como conservar
Os frutos podem ser mantidos em condição ambiente, por 3 a 5 dias depois de colhidos, a partir de quando começam a murchar. Podem ser conservados por maior tempo, 6 a 8 dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico, na gaveta inferior da geladeira.

Como higienizar
Lave numa bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe mergulhada durante 3 minutos. Se preferir, use uma escovinha macia para escovar toda a superfície da casca. Enxágüe bastante. Coloque os numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária. Espere 5 minutos.
Enxágue para consumo imediato ou seque bem antes de armazená-los na geladeira. Assim, reduz as chances de contaminação por bactérias.

Como consumir
Os frutos não são consumidos crus. Devem ser cozidos e podem ser servidos na forma de refogados, cremes, sopas, suflês, bolo, ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, prefira os frutos mais novos, menores e com casca brilhante. Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo se abrindo, são excelentes para a elaboração de suflês, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo.

Melhor época para comprar
novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril.



F A C I L I D A D E S

+ Acompanhe este blog pelo twitter.

+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!

+ Para imprimir este texto, click aqui!

3 comentários:

Gourmandise disse...

é meu único tabu alimentar...rsrsrs
Fiz pensamento positivo para não constar no menu no dia que fomos a Sudbrack.
Todos dizem que seu sabor é discreto, mas eu já o identifiquei até na massa de um pão e no feijão (usado para engrossar).

bjo,
Nina.

Fer Ayer disse...

Oi querido, desculpe mesmo pelo sumiço, continuava lendo de tudo, mas sem tempo para comentar nada e nem atualizar meu próprio blog, que agora está em endereço novo, anota aí.
www.sabordafer.blogspot.com
Agora se chama Rocambole, que deveria ter sido o nome desde o começo.
E vc como está? como vão suas experiências? prometo me inteirar de tudo lendo aqui e não sumir mais tá?
beijos

Gourmandise disse...

Oi Carlinhos,
Tudo bem por aí? Está de férias?
bjo