quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Você sabe como ler os rótulos dos alimentos?


Quando você entra no supermercado fica confuso para entender os rótulos dos alimentos? Não se preocupe, você não é o único. O mais complicado de ler nos rótulos é o significado dos números e termos, informações prévias. A primeira coisa importante é saber que os rótulos das embalagens de comidas informam quase tudo o que é preciso saber sobre os alimentos que você consome. Quanto mais você sabe sobre eles, melhores serão suas escolhas e mais fácil será seguir um plano alimentar saudável.

O consumidor deve ficar atento para algumas informações que as vezes passam despercebidas, mas que são muito importantes. A seguir listaremos uma série de informações que tem como objetivo trazer ao consumidor conhecimento básico sobre rotulagem de alimentos e bebidas.

Alguns fabricantes de alimentos e bebidas abusam de tal forma dos aditivos que acabam conseguindo transformar seus produtos em puras misturas químicas. Muitas vezes eles utilizam nos rótulos termos tais como "aroma natural", "possui 2% de polpa de fruta natural", entre outros, confundindo o consumidor que acaba acreditando que o produto é natural, quando na realidade não passa de uma mistura artificial, rica em aditivos químicos. É o caso, por exemplo, de certas misturas para sucos e chás que utilizam aromatizantes e corantes artificiais, acidulantes, entre outros em sua composição. Essas substâncias em excesso podem causar sérios prejuízos à saúde, além de simples reações alérgicas. Por isso, todo cuidado é pouco. Procure dar preferência a alimentos mais naturais, sem a presença desses aditivos.

Um exemplo de confusão são certos termos empregados nas tabelas de informações nutricionais. Você sabia que glicídios são carboidratos (açúcar e amido), lipídios é o mesmo que gordura e protídios é sinônimo de proteínas? E se você se deparar com a expressão "gordura saturada", você saberia interpretá-la?? Pois saiba que a gordura saturada é aquela que está associada a níveis elevados de colesterol no sangue e a riscos maiores de doenças do coração, derrame cerebral e problemas circulatórios. Portanto, se um alimento apresentar teores elevados desse tipo de gordura, fuja dele!

Diet & Light
Os chamados “diet” são alimentos dietéticos são aqueles especialmente formulados, ou produzidos, de forma que a sua composição atenda às necessidades de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas ou patológicas particulares. São produtos indicados para pessoas com restrições de nutrientes (gordura, carboidrato, proteína, sódio, glúten), comparado com sua fórmula original. Para isso, os produtos diet devem retirar 100% de pelo menos um dos ingredientes constantes em sua composição original.

Já os chamados “light” São alimentos com mínimo de 25% de restrição de um ou mais componentes em relação ao produto tradicional. Por exemplo: açúcares, gordura saturada, gordura total, colesterol e sódio.

O que Deve Constar nos Rótulos?
Data de Validade
Deve estar legível e deve constar pelo menos o mês e o ano para aqueles produtos que tenham duração mínima superior a três meses. É importante lembrar que nos rótulos de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação devem ser indicadas as temperaturas máxima e mínima para a conservação do alimento.

Lista de ingredientes: Informa os ingredientes que compõem o produto. A leitura dessa informação é importante porque o consumidor pode identificar a presença de ingredientes como: açúcar, sacarose, glicose, ou outros tipos de açúcar.

Origem: Permite que o consumidor saiba o fabricante do produto e onde ele foi fabricado. São informações importantes para o consumidor saber qual a procedência do produto e entrar em contato com o fabricante, se for necessário.

Prazo de validade: Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês, quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e o ano, para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses. Se o mês de vencimento for dezembro, basta indicar o ano, com a expressão "fim de ano".

Conteúdo líquido: Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo - kg) ou volume (litro - l).

Lote: É um número que faz parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.

Informação Nutricional Obrigatória
Porção: É a quantidade média do alimento que deve ser consumida por pessoas sadias. Não se deve consumir mais do que é indicado.

%VD: Percentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes, em relação a uma dieta 2000 calorias.

Medida Caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa.

Esta informação vai ajudar você, consumidor, a entender melhor as informações nutricionais.

Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD.

Valores diários de referência:
Valor energético: 2000 kcal / 8.400 kJ
Carboidratos: 300 g
Proteínas: 75 g
Gorduras Totais: 55g
Gorduras Saturadas: 22g
Fibra Alimentar: 25 g
Sódio: 2400 mg
Não há valor diário para as gorduras trans.

Os rótulos dos alimentos não devem:
Apresentar palavras ou qualquer representação gráfica que possa tornar a informação falsa, ou que possa induzir o consumidor ao erro.
- Chocolates que demonstram mediante ilustração que o consumo de determinada quantidade equivale ao consumo de um copo de leite.
- Obs: Mesmo que o consumo de determinada quantidade de chocolate possa equivaler em determinado nutriente (como o cálcio) ao consumo de leite, os dois alimentos não são comparáveis. Essa comparação pode levar o consumidor ao erro.

Demonstrar propriedades que não possuam ou não possam ser demonstradas.
- Determinados produtos demonstrando que seu consumo reduz o risco de doença cardíaca.

Destacar a presença ou ausência de componentes que sejam próprios de alimentos de igual natureza.
- “Óleo sem colesterol” – todo óleo vegetal não apresenta em sua composição colesterol.
- O certo é: “Óleo sem colesterol, como todo óleo vegetal”.

Ressaltar, em certos tipos de alimentos processados, a presença de componentes que sejam adicionados como ingredientes em todos os alimentos com tecnologia de fabricação semelhante.
- “Maionese preparada com ovos” toda maionese deve ter ovos em sua composição.

Indicar que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas ou aconselhar o seu consumo como estimulante, para melhorar a saúde, para prevenir doenças ou com ação curativa.
- “...previne a osteoporose”.
- ”...emagrece”


Para finalizar, gostaria de deixar um telefone e o endereço de um site para aqueles que queiram se aprofundar mais no assunto. O 0800 611 997 pertence ao Disk Saúde, do Ministério da Saúde, que tem a função de esclarecer dúvidas de todas as pessoas interessadas em qualidade de vida. O site da Vigilância Sanitária.

Você poderá, também, fazer o dowload do Manual do Consumidor, preparado pela ANVISA, no formato PDF. Clique aqui.



F A C I L I D A D E S

+ Acompanhe este blog pelo twitter.

+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!

+ Para imprimir este texto, click aqui!

Um comentário:

Ana Maria disse...

Há ainda a obrigatoriedade da informação sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca. Todos os alimentos industrializados devem conter em seu rótulo e bula as inscrições CONTÉM GLUTÉM ou NÃO CONTÉM GLUTEM, conforme o caso. (Lei nº10.674 de 16/05/03)