domingo, 8 de novembro de 2009

Batatas: fritas, por que não?


"A superfície da batata deve ser de um tom dourado moreno e extremamente crocante, tão facilmente quebrável quanto um drops ou um pergaminho seco. Tão crocante que você é capaz de partir a batata como se ela fosse um graveto. Por dentro, fica macia e cremosa."

Algumas coisas que você pode não saber...
1 - A casca da batata, bem limpa e escovada, pode ser frita, sem problemas. Lave e seque, normalmente, frite em óleo bem quente, depois polvilhe com sal e pimenta e sirva.

2 - Essas batatas em pacotes, tipo “chips” que comemos com tanto gosto, não são descascadas, antes do preparo. Você pode fazê-las da mesma forma em casa. Lave-as e escove-as bem, apenas.

3 - Seque sempre os alimentos a serem fritos em óleo abundante para evitar que a temperatura do óleo abaixe, quando da colocação do alimento, e que se forme espuma.

4 - Qualquer alimento a ser frito exige que verifique a temperatura do óleo antes da colocação.

5 - Nunca coloque muita batata ao mesmo tempo pois, a diminuição da temperatura do óleo fará o alimento cozinhar-se, ficando encharcado.

6 - As batatas, como qualquer outro alimento frito em bastante óleo, devem ficar imersas no mesmo, por esta razão, verifique o tamanho da frigideira e a quantidade de óleo que vai usar, para calcular quanta batata pode colocar a cada leva. Nunca coloque mais óleo que aquele que atinja 1/3 da altura da frigideira que for usar.

7 - Os melhores óleos para frituras são os óleos vegetais, pois são feitos para suportar altas temperaturas.

8 - O óleo que sobra na frigideira, pode ser utilizado novamente. Para isso, guarde-o em vasilha fechada, em local protegido. Contudo, acrescente um pouco de óleo novo a cada fritura. O óleo que usar para fritar peixe ou outros alimentos de sabores fortes, devem ficar separados apenas para essa finalidade.

9 - Tome sempre muito cuidado quando estiver fazendo frituras, principalmente se tiver crianças em casa. Não deixe a fritura no fogo, saindo da cozinha, para nada.

10 – Não coloque as batatas para secar o óleo sobre papel absorvente pois as batatas que estiverem em contato com ele ficarão com óleo. Melhor usar uma peneira.

Como ficar crocante por fora e macia por dentro?
O problema é que você não conhecia um macete simples. Para deixá-las bem crocantes, corte-as duas horas antes de fritá-las e coloque os pedaços numa tigela de água com uma colher de sopa de álcool. Deixe o recipiente na geladeira durante esse período. Antes de fritar escorra bem e só salpique sal depois de fritas.

Há uma dica simples e infalível de fazer batatas fritas bem crocantes, do jeito que você encontra em restaurantes.

Para isso aqueça uma boa quantidade de óleo numa panela à chama média do fogão (cerca de 160ºC). Frite as batatas em torno de 5 minutos. Depois retire o excesso de óleo, escorrendo-as em uma peneira. Deixe-as esfriar. Neste ponto é possível congelá-las. Só depois disto, aqueça o óleo colocando a chama para o máximo fazendo com que a temperatura do óleo suba para 190ºC (bem quente) e termine de fritar as batatas. Coloque-as para secar novamente sobre uma peneira.

Há relatos de que deixá-las meia hora antes de fritá-las no congelador também produz o efeito desejado. Outros cozinheiros indicam uma colher de chá de vinagre...

Rendimento
Um quilo de batatas rende cerca de 400 g de batata frita. O mesmo quilo, rende 1,5 kg de purê, 1,1 kg de batata cozida, 750 g de batata assada. De modo geral, calcule duas batatas médias por pessoa.

Salpique com flor de sal ou sal grosso.


bacalhaucombatata |Minhas batatas fritas
[clique sobre a imagem para ampliar]



F A C I L I D A D E S

+ Acompanhe este blog pelo twitter.

+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!

+ Para imprimir este texto, click aqui!

2 comentários:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Batata frita???? Não póóóóódi!

.
.
.
.
.
é ficar sem...hahahahahahahaha...

bjs e boa semana. ;)

Lidiane disse...

Quem não gosta de uma bela batatinha frita, né? Vou tentar utilizar as dicas da próxima vez!

Beijos!