sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mexerica, bergamota, tangerina: quem ela é?


Começar um novo ano falando de frutas me parece, no mínimo, saudável.

Pra começar, vamos falar da tangerina. É a popular mexerica, fruta aromática que exala um perfume cítrico, forte e agradável. A casca amarela fica praticamente solta dos bagos, repletos de suco rico em ferro e vitaminas (A, B1, B2, C). Deliciosa ao natural, também é excelente em refrescos, musses, sorvetes e diversos outros tipos de sobremesas. Além disso, tem propriedades terapêuticas importantes.

Na região sul do Brasil é conhecida como "Bergamota". Em Minas Gerais e Goiás é chamada de "Mexerica". Também pode ser encontrada como "laranja-mimosa" ou simplesmente "mimosa". "Tangerina" deriva de Tanger, cidade dos Marrocos.

As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como: Mexerica, Ponkan, Dancy, Cravo e Montenegrina.

Existe também uma cultura híbrida chamada Murcott, uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso. Mais recentemente começou a ser introduzida a produção da variedade “decopon” que não possui sementes e cuja fruta atinge seu ponto máximo quando colhida com 285 dias a partir da florada (só pode ser coisa de japonês, não?) pois nessas condições, a fruta se torna mais macia e doce .



bacalhaucombatata | Esta é da variedade Murcott

Esta é da variedade Murcott.
imagem: viveiro zimmer.



Normalmente é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro. A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.

A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geléias.

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.

A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arteriosclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

A Tangerina é acrescentada em doces, pães, biscoitos e bolos. Seu uso melhora a digestão da comida. A Tangerina é utilizada como mistura para melhorar o sabor de outras ervas e compostos medicinais. A fruta é usada fazendo marmelada e licores como Curaçao. A fruta é comida muito na forma in natura ou em forma de suco. O extrato da tangerina é muito usado em sobremesas. Além disso, a fruta é muito rica em vitamina C. Pela acidez e doçura, ela fica melhor em carnes mais gordurosas ou peixes de sabor rico. Mas também fica muito bem em saladas.

Suco farto, acidez e doçura equilibradas, quando o assunto é mexerica, a única dificuldade é comer a fruta sozinho: ela é tão cheirosa que ninguém consegue comer escondido. Quem abre uma mexerica já sabe, vai ser obrigado a dividir com quem está por perto.

Alguns gomos pela manhã; a fruta inteirinha no fim da refeição; um copo de suco bem docinho; uma caipirinha de tangerina com bastante gelo... Ela vai bem a qualquer hora ou lugar. Ela se presta tanto às receitas doces como às salgadas. Embora seja mais aguada, substitui a laranja em molhos de carnes, marinadas de peixes e caldas de sobremesa.

Uma boa maneira de usá-la é substituindo a cenoura na feitura de bolos para os lanches das crianças.

Uma outra maneira é reduzir o suco até 30% da quantidade original e retirá-lo do fogo. Acrescentar manteiga gelada sem sal: ele ficará mais denso e brilhoso para ser servido com peixes.

A tangerina deve ser usada com muita precaução durante a gravidez, vez que doses grandes podem estimular contrações.




F A C I L I D A D E S

+ Acompanhe este blog pelo twitter.

+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!

+ Para imprimir este texto, click aqui!




Publicidade


Um comentário:

Anônimo disse...

Falar de tangerina no Ano novo , pode ter sido um mero acaso, mas no Ano Novo Chinês que acontece no fim de janeiro, começo de fevereiro, ela está presente não só na mesa, mas como decoração. São lindas aquelas arvorezinhas cheias de tangerinas, também chamadas de laranja da sorte. Até gostaria de saber o significado disso, taí um belo estímulo para uma pesquisa.
bjs