domingo, 20 de junho de 2010

Festas juninas: as receitas


Aqui vão as receitas que fizeram nossas alegrias naquelas épocas. Algumas delas, já adaptadas à modernidade dos tempos.

Canjica de Milho
Ingredientes:
½ de milho de canjica, 1 ½ de leite desnatado, 1 xícara (chá) de mel, 2 xícara (chá) de açúcar mascavo, 2 paus de canela, pedacinhos de gengibre, 50 gramas de amendoim.

Preparo:
Deixar a canjica de molho na água com uma pitada de sal por 24 horas. Escorrer. Colocar a canjica para cozinhar com um pouco de sal por aproximadamente 20 minutos. Escorrer. Acrescentar os outros ingredientes e cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Decore com canela e amendoim a gosto.

Bolo cremoso de milho
Ingredientes:
3 ovos, 2 xícaras chá de açúcar, 1 pitada de sal, 4 xícaras chá de leite, 1 ½ xícara chá de fubá, 1 ½ colher de sopa de farinha de trigo, 1 xícara chá de queijo canastra ralado, 1 xícara chá de coco ralado, ½ xícara chá de óleo, 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Preparo:
Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Misturar as gemas e claras previamente misturadas. Adicionar o fubá peneirado junto com a farinha de trigo e o fermento, juntos, alternando com o leite e o óleo. Adicionar o queijo ralado e o coco ralado. Adicionar a pitada de sal. Colocar numa forma untada e enfarinhada com fubá. Levar ao forno médio durante aproximadamente 45 minutos ou até dourar a parte de cima. Deixar esfriar antes de tirar da forma.

Bolo de fubá
Ingredientes:
½ xícara de manteiga, 1 ½ xícara de açúcar, 3 ovos (separados), 1 ½ xícara de fubá de milho, ½ xícara de trigo, ¼ xícara de leite, 2 colheres de sopa (rasa) de fermento em pó, 1 colher de chá de semente de erva-doce, 1 colher de sopa de raspas de casca de limão, 1 colher de chá de canela em pó.

Preparo:
Bata a manteiga juntamente com o açúcar e as gemas até formar um creme homogêneo e esbranquiçado. Aos poucos, vá acrescentando o fubá de milho, o trigo e o leite, batendo constantemente para formar uma massa bem “lisa”. Adicione o fermento e por último as raspas da casca de um limão, as sementes de erva-doce e a canela em pó. Bata as claras em neve (ponto firme) e misture-a à massa em movimentos suaves do fundo para a superfície. Unte uma forma (ou tabuleiro) com óleo e polvilhe-a com fubá. Coloque a massa na forma e asse-a em forno médio por aproximadamente 20/30 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

Broa de fubá de canjica
Ingredientes:
2 xícaras grandes e bem cheias de fubá de canjica (250 gramas), 4 colheres de sopa de açúcar, 1 pitada de sal, 5 ovos, 1 copo americano (pequeno) de leite, 1 copo americano (pequeno) de óleo.

Preparo:
Bater no liquidificador os ovos (claras e gemas), o açúcar, o sal, o óleo o leite. Virar na vasilha e acrescentar o fubá de canjica. Misturar até virar uma massa consistente.(Se necessário, acrescentar mais um pouquinho de fubá). Polvilhar um pouco do fubá de canjica numa xícara. Colocar uma colher da massa dentro da xícara e bater a xícara entre as mãos até a massa virar uma "bolinha". Untar um tabuleiro com óleo e levar ao forno quente durante cerca de 30 minutos.

Curau de milho verde
Ingredientes:
7 a 8 espigas de milho, 600 ml de leite, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 colher de sopa rasa de manteiga, Canela em pó para polvilhar.

Preparo:
Rale as espigas ou debulhe-as com uma faca. Passe os grãos pelo liquidificador com um pouco de leite. Coe em uma peneira espremendo bem. Leve em um refratário fundo com o restante do leite, o açúcar e a manteiga. Leve ao microondas por 12 a 15 minutos na potência alta até que se forme um creme. Mexa a cada 3 minutos. Coloque em outro refratário e polvilhe canela. Depois de frio, leve a geladeira.

Bolo de Mandioca, mineiro
Ingredientes:
1 kg de mandioca ralada, sem espremer, 1 coco pequeno ralado, sem espremer, 1 xícara (chá) de leite, 3 ovos batidos, 1 xícara de manteiga derretida, 2 xícaras de queijo curado, ralado, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 colher (chá) de erva-doce, 2 xícaras (chá) de açúcar cristal.

Módifazê
Primeiro, dê uma ida no quintal, pra modi pegá os ovos. Bota eles num cantinho e depois vai lá na roça pra modi arrancá as mandiocas fresquinhas, também. Com a ajuda de uma faquinha, retira a casca. Lava ela pra tirá todas as terrinhas. Ai pega o ralador e uma bacia (pode ser de plástico mesmo). Rala ali as mandiocas. NÃO PODE ser ralada de outro jeito!
Pegue um coco maduro e quebre ele. Retire a polpa com a ajuda da faquinha que usou pra descascar a mandioca. Depois, retira a casca. Quando só tiver o branquinho, rale (do mesmo jeito que a mandioca).
Ah, se não encontrar leite de vaca, pode usar mesmo o de caixinha (mas cuidado!). Também, se não tiver manteiga de garrafa, pode usar a Aviação mesmo. A qualidade do queijo é fundamental. Por isso procure no seu queijeiro favorito um mineiro bem curadinho (queijo hein!).
Bem, agora que você já preparou tudo, pega a colher de pau que ganhou como certificado do T&D e uma grande bacia e misture todos eles. Se você ainda não tem dessa colher, tá bom de se inscrever...
Pega um tabuleiro, passe manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Coloque o creme feito e asse até ficar douradinho.
Bom, pra quem não pode ter nem um forninho a lenha, faz no que tiver mesmo.
No mais, faz o cafezinho como já foi ensinado.

Arroz doce
Ingredientes:
2 litros de leite, casca de 2 laranjas, cortadas em tirinhas, 1 colher de sopa de baunilha, 1 xícara de chá de açúcar, 2 xícaras de chá de arroz.

Preparo:
Aqueça o leite, as tirinhas de laranja e a baunilha. Quando abrir fervura, acrescente o arroz e, com o fogo baixo, misture continuamente com uma colher de pau, até que ele cozinhe e adquira consistência cremosa. Apague o fogo e junte o açúcar misturando bem. Coloque o arroz em uma tijela.

Cocadas
Ingredientes:
1 coco ralado, açúcar (uma vez e meia o peso do coco ralado), água (a metade do peso do açúcar)

Preparo:
Com o açúcar e a água faça uma calda em ponto de bala. Com a calda ainda no fogo, adiciona-se o coco ralado e mexe-se por aproximadamente 2 minutos até que ela comece a soltar do fundo. Com a ajuda de uma colher de sopa, forme as cocadas em cima de uma pedra mármore untada. Deixe esfriar.

Para cocada preta, deixe a calda ficar caramelo para acrescentar o coco.

Pé de moleque
Ingredientes:
1kg de amendoim, 1 rapadura, 1 colher de sopa de manteiga

Preparo:
Cortar a rapadura em pedaços e colocá-los em uma panela. Cobrir com água suficiente para derretê-los. Deixar ferver até desmanchar bem e formar um melado. Mexer o melado em fogo brando até o ponto de bala mole. Colocar o amendoim e a manteiga. Desligar o fogo. Mexer com uma colher de pau até engrossar bem. Quando ficar bastante consistente - e antes que açucare -, despejar em mármore ou pedra untada na manteiga.

Para saber qual é o ponto de bala mole, colocar água fria em um prato fundo e derramar uma pequena porção de melado. Se houver consistência, está na hora de tirar o doce do fogo.

Doce de abóbora com coco
Ingredientes:
I abóbora madura (sergipana, baiana ou maranhense) descascada, em cubos. ½ do peso, de açúcar cristal, cravo e canela em pau à gosto. 1 coco seco ralado.

Preparo:
Descasque e corte a abóbora em cubos. Pese (para saber o quanto de açúcar usar). Coloque para cozinhar. Quando cozida, retire a casca e passe a polpa por uma peneira. Volte a polpa peneirada à panela, adicione o açúcar e as especiarias. Quando quase seca, adicione o coco ralado. Mexa constantemente. Quando começar aparecer o fundo da panela, retire e deixe esfriar.

Para quem perdeu o começo da história... Parte 1 e Parte 2

F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

Um comentário:

véra disse...

tão delícias que nem lembramos das calorias as calorias nessa hora.