sábado, 21 de agosto de 2010

As nossas raízes


Poderia ser apenas uma história de amor às raízes. Poderia também estar falando das raízes da alimentação no Brasil. Mas quero apenas - e tão somente - falar das raízes que comemos. E que fazem muito bem à nossa saúde.

As principais fontes de carboidratos da alimentação dos brasileiros são provenientes de grãos e de tubérculos como a batata e de raízes, como a mandioca.

As raízes (beterrabas, cenouras, pastinaca, rabanetes, couve-nabo e nabo) são uma ótima fonte de vitamina A, além de conter outras vitaminas e ferro. As cenouras estão disponíveis o ano inteiro, são fáceis de se estocar, podem ser consumidas cruas ou cozidas e são versáteis. Você pode usar as cenouras em saladas, ensopados e até em bolos.

Compre as raízes frescas e evite aquelas que têm qualquer ruga. As raízes novas e pequenas só precisam ser esfregadas para serem consumidas ou cozidas. As raízes maiores devem ser raspadas.

Tubérculos e raízes, tais como batata, batata doce, batata baroa, mandioca e inhame, tem alta porcentagem de água e assim contêm relativamente menos amido por unidade de peso, mas a maior parte da energia que proporcionam advém dos carboidratos. Também possuem muito menos proteínas do que os grãos, e quantidades variáveis de vitaminas e minerais.

BATATA
É fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B, e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos.

Como comprar: evite as manchadas ou com pontos escuros, pois não são de boa qualidade. Já as que apresentam brotos ou cor esverdeada, podem estar velhas e sem sabor.

Como armazenar: a batata se conserva relativamente bem fora da geladeira por até 2 semanas, quando mantida em local fresco, arejado e escuro. É importante deixar os tubérculos ao abrigo da luz para evitar o esverdeamento.

Como preparar: a batata é um tubérculo muito versátil, que pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave ou peixe, ou substituindo o arroz e o macarrão. As maneiras básicas de preparo da batata são: cozida, assada e frita. Procure diversificar o seu uso preparando também como salada, sopa, purê, pão, bolo salgado e cozido.

Para cozinhar, lave-a bem, coloque em uma panela com água fervente e sal, deixe ao fogo somente pelo tempo necessário para que fique macia.

Inove na apresentação do purê, acrescentando leite de coco à sua receita.

Dica: não guarde a batata na geladeira, pois a baixa temperatura transforma o amido em açúcar e a deixa com sabor adocicado.


BATATA DOCE
Alimento de alto valor energético, ou seja, rico em carboidratos. Também fornece quantidades razoáveis de vitamina A, C e algumas do complexo B. Excelente fonte de beta-caroteno, precursor da vitamina A. Apesar de seu gosto adocicado, as batatas-doces têm muito amido e fornecem quase a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batatas.

Como comprar: uma mesma variedade pode ter a pele e a polpa de cores diferentes. Ao comprar batata-doce, devem-se evitar raízes com início de brotação, pois duram menos e perdem o valor nutritivo. Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Neste caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.

Como armazenar: as raízes podem ser conservadas por um longo, período de tempo em condição natural, desde que o local seja seco, fresco e bem ventilado. Neste caso, não é aconselhável colocar as raízes em saco de plástico, pois a brotação será acelerada e a durabilidade reduzida. Sob temperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacos de plástico para evitar ressecamento.

Como preparar: as raízes podem ser consumidas diretamente cozidas, assadas ou fritas, ou na forma de doces, pães e bolos. As folhas ou brotos podem ser consumidos refogados, empanados ou em sopas.

Pode ser feita caramelizada, mas também serve como uma opção salgada. O purê de batata-doce com nozes acompanha carne vermelha ou suína, como lombo fatiado.

Dica: para caramelizar, corte a batata-doce em cubos, afervente e finalize o cozimento em calda de caramelo (um pouco mais rala que a de pudim de leite). Apenas deixe cozinhar um pouco.


BATATA YACON
Rica em inulina (nutriente que substitui o amido) e fibras, esta batata diferentemente das outras, possui a propriedade de controlar a glicose sanguí­nea, sendo benéfica ao organismo dos diabéticos.

Como comprar: ao escolher prefira as raízes sem machucados, eles facilitam o apodrecimento.

Como armazenar: em geladeira, dura até 2 meses.

Como preparar: deve ser ingerida crua. Basta descascar. É ótima na salada ou substituindo as frutas na sobremesa.


BETERRABA
É da família da acelga e é comercializada crua ou já cozinhada, uma vez que a sua preparação é demorada. É rica em sacarose, o que lhe empresta um sabor adocicado. Deverá preparar do seguinte modo: nas beterrabas cruas, lave sem tirar a casca e sem cortar a raiz e o caule das folhas. Este processo evita que a polpa perca a cor. Depois de cozinhar, pele a casca. Devido à sua cor viva e ao seu sabor intenso, é um excelente ingrediente para saladas.

Como comprar: ao comprar, escolha beterrabas de cor bem firme e de tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco.

Como armazenar: em geladeira, pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco plástico perfurado. Quando guardada já descascada, ralada ou picada sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservada em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico. A beterraba ralada não deve ser congelada, pois perde cor e sabor.

Como preparar: para cozinhar nunca se deve descascá-la, pois sem a pele, ela descora e perde o sabor. Ela pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com suco de laranja; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes; purês ou ainda cozida e servida em forma de saladas.

Experimente em forma de chips (servidos com creme de queijo e molho tártaro) ou de carpaccio. Pode ser assada e servida com queijo de cabra e rúcula, ou utilizada como base de sopa fria, como a eslava borscht (beterraba, cebola, salsão, azeite de oliva, vinagre de vinho e creme de leite, temperados com sal e pimenta-do-reino).

Dica: cozinhe a beterraba no vapor, para não perder a cor.


CARÁ
É um alimento rico em carboidratos, o que lhe confere alto teor energético. Contém ainda grande quantidade de vitaminas do Complexo B - B1(tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina) e é rico em fibras solúveis.

Como comprar: evite comprar carás murchos ou brotados. Escolha aqueles firmes, sem partes mofadas ou amolecidas. Pequenas lesões na casca podem ser retiradas durante o descascamento sem prejudicar a qualidade interna.

Como armazenar: o cará se conserva bem por mais de 15 dias sem necessidade de refrigeração, desde que mantidos em locais frescos, secos, escuros e arejados. Quando mantidos por muito tempo na geladeira, o sabor se torna alterado e a brotação acelerada.

Como preparar: o cará é consumido sempre na forma cozida, após a retirada da casca. Pode substituir a batata em vários pratos como sopas, caldos, purês e refogados. Também pode ser usado na forma de pão, bolo, creme, biscoito, pirão, panquecas e tortas.


CENOURA
Com inúmeras variedades, como as precoces, primores, semi-compridas e compridas, as cenouras são mais tenras na Primavera. É um legume digestivo, muito rico em provitamina A, potássio e glúcidos. Deverá preparar as cenouras do seguinte modo: passe por água corrente e raspe ou descasque com a faca. Utilize em saladas, crua ou cozida, raspada ou cortada em pedaços, em molhos e guarnições de carne ou peixe, cozidos, sopas etc.

Como comprar: deve-se escolher cenouras lisas, firmes, sem irregularidades ou rugas e cor uniforme (manchas verdes dão sabor forte e desagradável).

Como armazenar: a cenoura, quando conservada em geladeira, pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas.

Como preparar: pode ser consumida em saladas (crua ou cozida), na forma de bolo, pão, purê, suflê, creme, doce ou suco. Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-las; basta raspar a superfície com uma faca. Ao cozinhá-la, utilize apenas o tempo necessário para deixá-la macia, mas crocante; assim se conservam o sabor e os nutrientes.

Experimente a cenoura sauté, utilizando a mesma receita e modo de preparo da batata sauté.

Dica: o purê ganha um toque especial quando se acrescenta noz-moscada. Vai diferenciar do sabor dos cozidos. Para finalizar, salpique com parmesão e gratine levemente no forno.


GENGIBRE
Contém vitaminas A, B e C e os minerais: cálcio, ferro e fósforo.

Como comprar: as raízes apresentam-se inteiras e frescas ou secas e moídas. O aroma é adocicado e penetrante, e o sabor forte. Escolha seu gengibre com a pele sem rugas, pois assim ele não estará fibroso. Descarte os pedaços que começarem a parecer enrugados, sem cor e com as pontas mofadas. Estando assim, eles terão seu interior fibroso e seco.

Como armazenar: a raiz pode ficar guardada em temperatura ambiente, em local fresco e arejada por 15 a 30 dias. E na geladeira ela se conservará por mais tempo.

Como preparar: para preparar o gengibre, descasque a pele com uma faca afiada e rale ou corte em fatias finas antes de utilizar. Pode ser consumido puro (em pedacinhos misturados a verduras e legumes diversos) e em conservas, ou utilizado no preparo de numerosos doces, bebidas (quentão, bebida típica das festas juninas) e temperos.

Bem maleável, combina com quaisquer tipos de molho, como os agridoces. Experimente gengibre, abacaxi e extrato de tomate ou gengibre, curry e leite de coco. Mas adicione pouca quantidade, para não deixar a mistura muito forte. Não é aconselhável para recheios, pois o curtimento deixará a mistura pesada. Dá um toque refrescante se adicionado a sucos naturais, como de abacaxi e maçã. Vai bem picado miudinho no purê de batatas.

Dica: para fazer molhos, utilize a água onde o gengibre foi fervido.


INHAME
Planta cujo uso culinário é muito difundido principalmente no Nordeste do Brasil. Tubérculo cujas raízes são usados como acompanhamento de carnes, sopas e saladas em pratos salgados e com menos freqüência em bolos e doces. O seu uso como alimento também é apreciado nos EUA e na Europa, principalmente na França, onde seu consumo associado ao benefícios medicinais como a redução do colesterol. A planta atinge até 1,7 metros e tem folhas largas de efeito decorativo e quando cultivada costuma ser rústica, dispensando tratamentos sofisticados.

Como comprar: os inhames devem estar firmes, sem sinais de brotação, sem áreas amolecidas ou enrugadas e sem sinais de mofo.

Como armazenar: os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco. Quando colocados em geladeira doméstica, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos de plástico.

Como preparar: os inhames somente são consumido após cozimento. Muito usado em sopas, é saboroso na forma de refogados, saladas, pães, bolos e sobremesas. Também pode ser industrializado na forma de farinha.


MANDIOCA
Alimento rico em carboidratos, excelente para a manutenção do sistema nervoso. Possui também sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B. Conhecida também como macaxeira ou aipim, é fonte de carboidratos, cálcio, fósforo, e apresenta uma boa quantidade de vitamina C. Além disso, contém grandes quantidades de fibras, importante para o bom funcionamento do intestino.

Como comprar: conforme a variedade, sua polpa deve apresentar cor branca ou amarelada, uniforme, e a casca deve soltar-se com facilidade. São excelentes para consumo quando a casca solta com facilidade e a polpa está um pouco úmida.

Como armazenar: a mandioca estraga muito facilmente. O ideal é consumir logo após a compra. Sendo de boa qualidade, a mandioca se conserva por apenas 2 dias, em local fresco e arejado.
No entanto, descascada e guardada numa vasilha com água na geladeira, conserva-se por mais tempo, assim como depois de cozida. Ela também pode ser congelada crua.

Como preparar: cozida em água, e também cozida e posteriormente frita. Levada ao forno com manteiga ou compondo a sopa com outros legumes, ou mesmo sozinha possui ótima aceitação. A farinha feita da mandioca é um dos alimentos de maior consumo no Brasil. Companhia obrigatória do feijão e do churrasco, com ela se faz farofa, pirão, paçoca salgada ou doce, misturada ao açaí no norte, à rapadura e água no Nordeste. Do amido da mandioca são feitos o polvilho doce e azedo, a tapioca e o sagu.

Guarnição para carnes vermelhas e frango, pode ser servida em saladas, sopas e cremes. Laminada, pode substituir a massa da lasanha. Monte-a com frango ou carne seca e queijo mussarela. Para o inverno, utilize no escondidinho de carne seca com molho de queijo ou faça um creme, para comer dentro do pão italiano. Chips servem como tira-gosto.


MANDIOQUINHA ou BATATA BAROA
Rica em fósforo, vitamina A e niacina, sendo também uma importante fonte de energia em função do seu alto teor de carboidratos.

Como comprar: as raízes frescas, recém colhidas, devem apresentar cor amarelo-intensa.

Como armazenar: raízes frescas se conservam por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico.

Como preparar: tradicionalmente consumida como sopa, papinha para alimentação de bebês e ensopados, batata baroa é muito saborosa quando utilizada na elaboração de pães, canjas, nhoque, suflês, biscoitos, bolos ou em saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de chip ou palha.

As raízes congeladas não se prestam para a elaboração de frituras, devendo ser utilizadas no preparo de pratos cozidos. Para a retirada da casca, as raízes são raspadas com uma faca sob água corrente, imediatamente após tirá-las do congelador. O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.


NABO
É rico em celulose (fibra), que estimula a ação intestinal.

Como comprar: quando o nabo é de boa qualidade, sua pele deve ser lisa, sem machucados ou manchas. Compre os tenros e macios, com pele branquinha ou ligeiramente esverdeada. Os mais maduros costumam ser um pouco mais maduros.

Como armazenar: pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas.

Como preparar: na culinária o nabo pode ser consumido em saladas ou como ingrediente de outros pratos, principalmente acompanhando carnes. Pode ser preparado assado, cozido no vapor ou frito. Por sua versatilidade e pelo sabor doce e ao mesmo tempo picante, junto aos outros legumes também é uma boa opção servir em saladas. Para consumir os nabos novos crus, aparar as extremidades e descascar. Se for cozinhar, não precisa descascar. No caso de nabos mais velhos, descascar e cortar em pedaços ou fatias, antes de cozinhar.

Pode ter os mesmos preparos do rabanete, além de ser marinado, para acompanhar salada, carne e peixe.

Dica: para marinar, fatie o nabo e deixe em uma mistura de shoyu, sal e limão por duas horas. Escorra e pronto. Não sirva como entrada, pois é muito forte.


RABANETE
O rabanete é fonte de vitamina C, fósforo e fibras. Possui poucas calorias, sendo, portanto recomendado para pessoas em dietas de emagrecimento.

Como comprar: procure os rabanetes mais redondos possíveis, de coloração vermelha, firmes e sem machucados. As folhas também devem estar firmes e bem verdes.

Como armazenar: retire as folhas e guarde-os na geladeira em sacos plásticos fechado. O rabanete sem folhas, quando conservado em geladeira, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e com folhas , por 5 a 7 dias.

Como preparar: geralmente é consumido cru, temperado com limão, óleo e sal, usado em saladas. Cozido e temperado com manteiga e sal, pode acompanhar carnes assadas e fritas. O rabanete pode ser também preparado como picles.

Geralmente é utilizado em saladas, mas pode ser servido cozido em qualquer prato, fazendo a vez da batata, em sopas e cremes.

Dica: os rabanetes menores são sempre os mais saborosos.

F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

Um comentário:

Ariana Pazzini disse...

Continue sempre assim! Simplicidade + assuntos interessantes faz seu blog ter nossa audiencia sempre!