domingo, 17 de outubro de 2010

As flores comestíveis

Belas e delicadas, flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, sem a utilização de agrotóxicos ou tratamento químico no cultivo, realçam o sabor e a aparência dos pratos nos quais são utilizadas. Nem todas as espécies podem ser ingeridas - algumas apresentam princípios tóxicos impróprios para a alimentação, como a violeta africana, os crisântemos, o copo de leite, e o lírio.

A tendência de utilizar flores e pétalas na gastronomia vem crescendo nos últimos anos.

As flores comestíveis têm proteínas, vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, gordura, amido e muitos minerais importantes para uma alimentação saudável e completa. As pétalas das flores comestíveis apresentam geralmente em torno de 80% de água e contêm poucas calorias. Podem ser utilizadas in natura, cristalizadas ou, de forma processada, no preparo de sorvetes, bolos, geléias e bebidas.


Amor-perfeito (Viola wittrochiana)
Esta flor é bem versátil e bonita. Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar as sobremesas. Com a vantagem que podemos comer também a decoração!

As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido.

Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.

Borago (Borago officinalis)
Também conhecida como borragem. É uma planta medicinal (Borago officinalis) usada como expectorante das vias respiratórias e fornece certa dose de vitamina C. Algumas pessoas acham seu sabor semelhante ao do pepino. As folhas são usadas em compressas para suavizar problemas de pele.

As flores, quando frescas, têm um tom violeta e, quando mais velhas, tornam-se rosadas. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz. As pétalas formam uma estrela de 5 pontas de cor violeta. São usadas em saladas e para aromatizar vinagres.

Calêndula (Calendula officinalis)
Antigamente era consumida como se fosse uma hortaliça. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Pode ser usada também como corante de manteiga e queijos. Apenas as pétalas devem ser consumidas, desprezando-se o miolo.

Esta flor acrescenta um colorido muito bonito à salada, mas o miolo deve ser retirado na hora de comer. O uso da calêndula na alimentação não é recente: há muitos anos ela já era utilizada por ser um bom corante para caldas e bolos.

De sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também muito usada como corante culinário.

Use-as cruas em saladas agridoces e salgadas. As pétalas também são um complemento especial para sobremesas à base de ovo como pudins e bolos ou podem ser corante para quiches, arroz, iogurte e queijos. As pétalas combinadas com as folhas são bons aromatizantes para bebidas.

Capuchinha ou nastúrcio (Tropaeolum majus)
Uma das flores mais usadas em restaurantes finos, que geralmente usam suas folhas e flores em saladas. A capuchinha tem um sabor picante, que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e, segundo os especialistas, apresenta propriedades digestivas.

O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.

Os gourmets costumam usar as flores em saladas, no lugar da pimenta. As flores vermelhas, amarelas e laranja podem ser ainda recheadas com queijo e cebolinha-francesa.

Camomila (Matricaria chamomilla)
Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor identico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis




Cravina (Dianthus chinensis)
As pétalas são comestíveis e tem um sabor apimentado do tipo cravo-da-índia. Deve retirar-se a parte branca e amarga da base da pétala. As pétalas desta planta são um dos ingredientes secretos do célebre licor francês Chartreuse.




Cravo (Dianthus Sp)
As pétalas das flores, que nascem no verão, são usadas em saladas de fruta. Também podem ser passadas pelo processador e misturadas com creme de leite ou nata.





Flor da abobrinha (Cucurbita pepo)
Também conhecida como flor de Cambuquira. As flores da abobrinha são muito utilizadas na cozinha italiana e na mexicana. Na primeira, são recheadas ou empanadas e fritas. Na cozinha asteca, são um ingrediente das queijadas. Pode ser recheada com queijo e acompanhar pratos salgados ou ainda servir de ingrediente para sopas.



Gerânio (Pelargonium sp)
As pétalas dos pelargónios têm um sabor que é quase sempre idêntico ao odor das suas folhas e varia do limão ao mentolado.

Várias espécies de gerânios se diferenciam pelas fragrâncias (maçã, hortelã, rosa ou limão). As flores frescas podem ser usadas antes de perderem o aroma em tortas, bolos e doces em geral.

Girassol (Helianthus annus)
Apenas as pétalas do Girassol são comestíveis. O pólen pode causar reações alérgicas a indivíduos susceptíveis. As pétalas têm um sabor agridoce. O sabor amargo pode reduzir-se passando ligeiramente as pétalas por vapor de água.




Hibisco (Hibiscus sabdariffa)
Utilizado para decorar saladas. Tem ação adstringente em doenças das vias respiratórias e pode aliviar cólicas menstruais.





Lavanda (Lavandula officinalis)
Estas pequenas flores são excelentes aromatizantes para pães recheados, tortas doces e bolos. Basta passá-las no processador e misturá-las com os cremes doces para dar a eles um aspecto azul claro e um toque picante.




Margarida (Bellis perennis)
Suas flores são usadas cruas em saladas. Também podem decorar pratos.





Prímulas (Primula acaulis)
As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado.






Rosa (Rosa sp)
Além do visual, a rosa acrescenta um suave perfume aos pratos que acompanha. É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e é irresistível numa salada.

Passe no processador as pétalas de rosas e dê um toque a doces, doces em caldas e geleias. Inteiras, as pétalas são usadas em saladas de fruta ou em molhos com frutos do mar. Os botões de rosa podem ser conservados em vinagre como pickles. Com a infusão das pétalas - para concentrar o sabor - pode ser utilizada em cremes, musses, fazendo parte de sucos de laranja, limonada e geléias.

Tulipa (Tulipa Sp)
São comestíveis não só os bulbos mas também as pétalas misturadas em saladas. As flores inteiras podem ser recheadas com purê de batata, atum ou cebolinha-francesa.





Verbena-limão (Lippia citriodora)
Originária do Chile e da Argentina. A Cedrina (Aloysia triphylla) também é conhecida como Cidrão, Cidrilha, Cidrilho, Capim-Cidró, Erva-Luísa, Limonete, Limoneto, Limonetto e Limão-Verbena. Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas. São usadas também nos licores franceses.



Violetas (Viola odorata)
Não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas. Quando fresca, é usada em saladas. Cristalizada pode ser usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.

As pétalas das violetas têm um sabor doce e perfumado e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açúcar.

São as preferidas da pastelaria francesa. As flores cristalizadas são usadas como geleia ou recheio de bombom. Além disso, são usadas para fazer licor.


Importante
As flores utilizadas na culinária não podem ter sido tratadas com agrotóxicos.
As flores frescas podem ser guardadas durante uma semana dentro da geladeira.


Como cultivar
Se você quer aprender a cultivá-las, assista este vídeo:

F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

3 comentários:

Débora disse...

Adorei conhecer teu blog, mta coisa deliciosa! Bjs e bom final de semana! Débora
http://cheirinhodetempero.blogspot.com/

João Mario disse...

Adorei o blog, estou seguindo. Fica o convite para conhecer o meu.
http://picadinhodebacana.blogspot.com

Talita disse...

Que post interessante! Amei ler sobre cada flor e fiquei com vontade de cultivar, já que na minha cidade nunca encontrei à venda.

A primeira que vou provar é a de abobrinha, que tem no sítio da minha mãe.