domingo, 3 de outubro de 2010

Dia de eleição

Hoje é dia de eleição. Em todo o país muitos brasileiros estão fazendo suas escolhas. Então, nada mais justo, que eu também fazer as minhas.

Mas não serão escolhas políticas. Serão escolhas técnicas, escolhas de coração. Afinal escolherei meus eleitos entre aqueles que melhoraram minha vida. Minha vida de apaixonado por comidas, por aprendizados. São os artigos que mais emoção me deram ao escrevê-los.

E eu queria aproveitar e dividir contigo a minha lista de candidatos. Como aqui o voto não é obrigatório, você poderá votar, ou não! Mas pense bem, o que custa? Não vais precisar encontrar um documento de identidade com foto, tomar banho, se vestir, pegar uma condução (sim porque nem todos votam do ladinho da casa atual por pura falta de tempo para trocar o domicílio eleitoral e nestas horas fica xingando tudo e todos por isto). Vote, participe!

Mas você também pode votar NULO: é só escolher uma outra matéria do blog que não esteja relacionada aqui. E, é claro, em BRANCO: é só não votar...

1 – Vegetarianos:
Repensando a proteína de soja: Não gostava e não comia Proteína Texturizada de Soja. Porque? Achava que era “comida de cachorro”. Bem, agora, sou cachorro!

Mexidinho de soja: Tenho feito algumas vezes o que chamo de "mexidinho" porque mistura legumes e a PTS numa mesma frigideira com resultados que podem, ainda, facilitar outras composições de pratos saudáveis.

2 – Pães:
Pães, simples pães... mas essenciais: Enquanto isso, vou brincando com meu fogãozinho doméstico, tentando contrariar o Pedro Paulo (que me ensinou a fazer esta maravilha, lá no Senai.

Em busca do pão quase perfeito: Ou como diz aquele programa dos chefs do RAIN (Canadá), "atendendo a pedidos", vou tentar descrever um processo para que você possa fazer em casa um belo pão - quase perfeito - para saciar seus desejos.

Pão de tomates secos: Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu.... (Não sei porque lembrei dessa música do Chico...).

Um alimento mágico: Algumas pessoas têm comentado comigo que fazer pão é uma coisa “para quem tem dom”. Eu, inicialmente poderia concordar, mas prefiro não aceitar esta ponderação e afirmar que, na realidade, o necessário é apenas dedicação. Pelo menos para tentar. E não desistir da primeira vez que não der certo.

24 horas: Afinal, o que se precisa para fazer um bom pão? Um pão, digamos assim, quase perfeito. Um pão que nos remeta à infância já tão longe para alguns. Um pão com a crosta bem dourada, a massa macia e tão branca que poderia ter sido lavada com quele detergente em pó...

Broinhas de milho e café... preto: Toda esta história, na realidade, começou no ano passado. Havia ido "trabalhar" como voluntário nas Olimpíadas Escolares que se realizavam em Poços de Caldas.

3 – Saúde:
Alimentos funcionais: O principal papel da dieta é o de prover o organismo com os diversos nutrientes em quantidades suficientes.

Diabetes: E ai ela se encontrou comigo e me pediu em casamento... até que a morte nos separe! Dito e feito: e lá vou eu de braços dados com ela, aprendendo a comer... E, por fim, novamente vou dividir meu aprendizado com vocês.

Um dia frio: Um bom lugar pra ler um livro... Ou cozinhar.

Azeites: O vocábulo árabe “az-zait”, que quer dizer sumo da azeitona.

Gorduras do bem e do mal: É preciso comer de tudo, inclusive gorduras – elas são parte vital de uma dieta saudável. Gorduras essenciais, como os ácidos graxos ômega, reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

4 – Tecnologia
Reação de Maillard: A propósito de minhas recentes caminhadas pelas entranhas do livro de Hervé This, Um Cientista na Cozinha e de recentes conversas sobre o tema, resolvi ir mais fundo um pouco nesta história de assados e caramelização.

Acidentes em cozinhas: Me dei conta que seria interessante aproveitar este espaço para tratar deste assunto. Vou tentar fazer aqui um resumo do que aprendi ao longo destas pesquisas e vivências. Como o assunto é vasto, seria interessante que contribuições fosse sendo feitas. Assim todos ganhariam. E outros seguirão...

Choques elétricos: O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.).

Queimaduras em cozinhas: As queimaduras mais comuns são as provocadas por líquidos e a maioria das vítimas são as crianças.

Fogão: precisa tudo isso?: É chegada a hora de aposentar o velho e bom eletrodoméstico, que já não funciona tão bem. Comprar algo é muito excitante, mas a missão de escolher um novo fogão é sempre muito difícil.

Rótulos de alimentos: Quando você entra no supermercado fica confuso para entender os rótulos dos alimentos? Não se preocupe, você não é o único.

Contaminação de alimentos: Os alimentos podem ser contaminados por vários agentes que constituirão um perigo para a saúde do consumidor. A ingestão de alimentos contaminados provoca geralmente uma doença de origem alimentar.

Panelas: escolhas, cuidados e usos: A batata que queimou, a carne que ficou seca, o risoto que grudou. Cozinhar requer habilidade, mas sabe que, muitas vezes, a culpa pelo resultado inesperado não está exatamente nas mãos do cozinheiro, e sim no arsenal que está usando? A panela pode ser a vilã!

5 – Doces:
Hoje tem marmelada?: Minha fase de doce parece que começou quando colhia acerolas na casa de dona Diva. Ali, depois de uma boa chuvarada as frutinhas estavam brilhantes e vermelhinhas. Foram exatos dois quilos e meio delas. Escolhidas uma a uma, apenas as maduras. Como deveria ser sempre!

Doce de leite de teta de vaca: Um dos meus novos desafios é fazer o doce de leite quase perfeito.

Tortinha de Cupuaçu: Mas vamos ao que vocês vão querer. Consigam uma bela fruta de cupuaçu. A casca é bastante dura mas é possível abrí-la de duas maneiras básicas: uma por uma batida bem forte e firme com a ajuda de um martelo. A outra, usando uma dessas serras de cortar madeira. Os índios as abrem jogando contra uma pedra...

Deixar o seu amor crescer...: Aproveitando as lembranças das minhas andanças pelas terras de Minas e o Festival de Quitandas de Congonhas realizado no último domingo, revi algumas dessas delícias que aprendi ao longo destes passeios por estradas de terra, cheiro de capim molhado, carro-de-boi, crepitar de lenha nos fogões, chaminés lançando aquela fumacinha cheirosa por cima dos telhados de telha canal.

6 – De todos os dias:
Preparando carnes bovinas: Todos os cortes de carne podem render excelentes e saborosos pratos se preparados corretamente. Se, ao pensar em carne bovina, você só consegue imaginar um bife grelhado, saiba que existem muitas outras formas de preparo, que acentuam o sabor e a maciez de cada corte.

O feijão nosso de cada dia: Desde uma noite de aula na Urca, tenho algumas dúvidas a respeito do feijão nosso de cada dia: catar ou não catar? Lavar bem antes de deixar de molho? Deixar de molho por uma noite? Descartar a água do molho? Cozinhar em fogo baixo? Adicionar TODOS os acessórios (carnes) durante o cozimento? Que temperos usar?

O arroz nosso de cada dia: Não pretendo fazer um “tratado” sobre arroz. Mas achei importante dividir algumas coisas que acabei aprendendo nesta minhas andanças.

Como preparar um excelente café: Selecionar grandes cafés é apenas o primeiro passo para saborear uma magnífica xícara de café. Como moemos, preparamos e armazenamos o café é tão importante quanto escolher o café em si.

Batatas: fritas, por que não?: "A superfície da batata deve ser de um tom dourado moreno e extremamente crocante, tão facilmente quebrável quanto um drops ou um pergaminho seco. Tão crocante que você é capaz de partir a batata como se ela fosse um graveto. Por dentro, fica macia e cremosa."

Nascimento, vida e morte de um mineirinho: Volta e meia aparece aqui um texto falando das coisas de Minas. Em gastronomia – acho que como em quase todas as coisas da vida – as experiências nos tornam mais apegados ou desapegados a elas.

F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

4 comentários:

Carol disse...

Tortinha de cupuaçu

carlinhos de lima disse...

Ueba!!! Já temos um primeiro voto. Esta menina sabe das coisas!!!!

Fátima Dias disse...

Voto em Todos!!!
Amo ler seu blog!!!
Sabe um assunto que não lembro de ter ligo algo aqui: FLORES.
Bjs.

carlinhos de lima disse...

Que bom, Fátima. Fico contente com teu depoimento.

Em breve, um texto sobre as flores comestíveis. Teu pedido é uma ordem!
Bj