domingo, 31 de outubro de 2010

Um simples refrigerador...

Chega a hora de comprar um refrigerador. Seja por ser o primeiro, seja para substituir o que temos. Mas como saber o mais adequado para o nosso dia a dia? O que existe por trás das diversas nomenclaturas usadas pelas indústrias. Que argumentos deveremos ter diante dos vendedores que nem sempre conhecem o produto que estão te oferecendo?

Escolher o refrigerador para sua casa não é tão difícil quanto parece, mas exige um pouco de atenção. Não basta observar apenas o design destes aparelhos, mas sim suas dimensões, sua capacidade, as prateleiras, gavetas e compartimentos, além de uma série de outros fatores que, se não observados no momento da compra, causam arrependimento depois.

Vamos, então, tentar percorrer um caminho que seja esclarecedor. Se não de todo, pelo menos abordaremos a maior parte dele.

Vamos começar esclarecendo que geladeiras são aquelas caixas, geralmente de isopor, onde se coloca gelo para manter resfriados os alimentos. Os refrigeradores produzem frio ou através de sistemas conjugados de ventilação e exaustão do ar ou pela produção de gelo em compartimentos chamados de congeladores onde a temperatura interna precisa ser inferior a zero graus. Se você desejar conhecer melhor estas diferenças, de uma forma lúdica, leia aqui.

Agora, vamos considerar que algumas perguntas são necessárias para escolher o tipo de equipamento. Vamos lá?

Quantas pessoas moram na casa? A família faz compras de mês ou semanal?
De acordo com o número de pessoas e com seus hábitos de consumo de alimentos, é preciso optar por um refrigerador de maior capacidade (litros) ou não.

Você costuma consumir alimentos congelados?
Atualmente, muitas famílias trabalham fora e não há tempo para preparar os alimentos no dia-a-dia. Por isso, congelam pratos para consumi-los durante a semana com maior praticidade. Se você tem esta necessidade, certamente precisa de espaço. Prefira os modelos com freezer separado (2 portas), sobretudo os de maior litragem no freezer, pois oferecem mais espaço para seus congelados. Se não, os modelos de 1 porta são suficientes.

Você gosta de organização e praticidade?
Verifique todos os recursos oferecidos pelo produto e se há compartimentos para cada alimento. Há modelos com dispenser de água na porta, porta-ovos, gelo fácil, congelamento rápido, compartimento para taças, entre outras facilidades, além de gavetas para carnes, para legumes, para frutas delicadas e muito mais.

Há o hábito de guardar bebidas no refrigerador?
É preciso buscar modelos que ofereçam espaços adequados para isso. Há aqueles com bandeja para vinhos, com porta-latas nas prateleiras ou na porta, que facilitam muito a vida na hora de servir. Assim, suas bebidas estarão sempre em boa temperatura.

Qual o tamanho de sua cozinha?
Os apartamentos atuais têm espaços bem limitados. Ao escolher um produto, verifique também sua viabilidade na área disponível em sua casa, conferindo bem suas medidas. Há refrigeradores que têm maior espaço interno, ocupando menor área externa. Se sua cozinha é planejada, este cuidado na escolha deve ser ainda maior.

Prefere produtos que economizem energia e sejam sustentáveis?
Hoje em dia não dá para esquecer de olhar o selo PROCEL afixado em cada modelo. Procure comprar, sempre, um modelo de baixo consumo de energia.

Características
Simples

O refrigerador pode ou não ter freezer independente. Os refrigeradores que não são duplex possuem uma única porta e um congelador interno. Para quem consome muitos congelados e possui família pequena, a geladeira duplex é perfeita. Uma dica é descartar as embalagens dos congelados, para ter mais espaço no freezer.

Duplex (freezer embutido)
Os refrigeradores de duas portas, com sua maior capacidade de refrigeração e configuração conveniente, são os modelos de refrigeradores preferidos. Eles também são os modelos mais eficientes em termos energéticos. A maioria dos fabricantes oferece distribuidor de água/gelo pela porta como opção em todos os refrigeradores de duas portas e, ainda que seja um acessório popular, é também a causa mais freqüente de conserto nesses modelos.

O modelo de refrigerador com freezer na parte superior é o segundo o modelo mais popular. Eles tendem a ter compartimentos com menos espaço que os refrigeradores com duas portas e o congelador fica à altura dos olhos, o que faz com que o refrigerador fique num local mais baixo e menos conveniente. Os modelos com congelador na parte superior são mais baratos que os refrigeradores de duas portas. Uma vantagem dos modelos com congelador na parte superior é que eles podem acomodar itens com dimensões horizontais bem grandes, como embalagens de pizza e bolos de aniversario, enquanto que os compartimentos de refrigeradores de duas portas podem ser mais estreitos.

Os refrigeradores com congelador na parte inferior estão ganhando popularidade. Esses refrigeradores/freezers são os mais eficientes em termos de energia e deixam o refrigerador diretamente na altura dos olhos. Geralmente, a maioria das portas de freezer abre-se no mesmo sentido que as portas de refrigeradores, em vez de deslizar para fora como uma grande gaveta, como era antigamente. E, como bônus adicional, os compartimentos do freezer desses modelos são maiores do que os dos modelos com congelador na parte superior. Os fabricantes incluem poucos cestos e prateleiras deslizantes para facilitar o acesso aos alimentos congelados nesses modelos.

Refrigerador Side by Side (2 portas)
O modelo side by side é um exagero de refrigerador. Sua capacidade total é de em média 570 litros, sendo 356 litros do refrigerador e 214 litros do freezer. Famílias grandes podem usar e abusar deste tipo de aparelho e neste caso, além do tamanho há também os diferenciais dispenser de água e dispenser de gelo externos. Você pode encher um copo de água e pegar cubos de gelo sem precisar abrir as portas do freezer e refrigerador. É muita comodidade e economia. Além disso, é vantajoso para quem costuma abrir o refrigerador com freqüência apenas para beber água gelada, economizando energia.

Com o ice maker é possível também que você armazene o gelo que já está pronto e continue produzindo gelo mesmo antes dele acabar, pois quando você gira a bandeja a deixa livre para completá-la com mais água.

Refrigerador Side by Side (2 portas + gavetão)
Também traz duas portas lado a lado e seu diferencial é que na parte inferior há um gavetão, ideal para legumes, verduras, frutas e garrafas.

Refrigerador Side by Side (2 portas + 2 gavetas)
Esse modelo tem duas portas lado a lado com duas gavetas na parte inferior. Espaço neste caso, também não é problema.

Refrigerador de Embutir
São refrigeradores especiais. Muitos fabricantes oferecem os refrigeradores de embutir como versões mais rasas de seus outros modelos, de modo a encaixar no mobiliário, mas eles tendem a ser mais largos do que os demais refrigeradores para compensar o espaço que perdem na profundidade. Os compradores podem personalizar seus refrigeradores de embutir, incluindo painéis personalizados que podem ser adicionados à fachada do refrigerador. A maioria dos modelos de embutir não possui acabamento nas laterais e na parte superior, já que geralmente eles não aparecem na cozinha.

Compactos (frigobar)
Os refrigeradores compactos são modelos pequenos fabricados para quartos, bar, churrasqueiras ou sob a pia. Geralmente, as unidades compactas podem acomodar os alimentos necessários para alguns dias. Atualmente, um refrigerador compacto pode incluir exterior em aço inoxidável, estilo sofisticado e opções de armazenamento interno. Os refrigeradores compactos que cabem sob o balcão de uma cozinha também podem atender às necessidades de pessoas com incapacidade física.

Os adolescentes e homens solteiros adoram ter um frigobar no quarto. Se este não é o seu caso, mas você tem na sua casa um espaço mais reservado ao lazer, o frigobar pode ser uma boa idéia. Melhor ainda se você mora numa cobertura, por exemplo, e nos dias de churrasco não precisa ficar subindo e descendo escadas para pegar bebidas. Apesar de pequeno, este tipo de refrigerador compacto pode ser muito útil.


Processamento do frio
Frost-free

Refrigeradores frost-free são extremamente práticos, pois não precisam ser descongeladas nunca, já que não formam gelo em seu interior. Dessa forma, a geladeira acumula menos odores e os alimentos congelados não grudam. Atente se o freezer também é frost-free, caso opte por um modelo duplex.

Degelo Automático
Alternativa mais barata aos modelos frost-free. Com um simples toque, o refrigerador descongela automaticamente.

Compartimento Extra frio
Alguns refrigeradores dispõem de compartimentos com temperatura mais baixa que o restante do refrigerador, para alimentos que necessitem de maior conservação. Também é prático para resfriar bebidas e alimentos rapidamente.

Circulação Interna de Ar Frio (Dual Fan / Multiflow)
Sistema que promove a circulação de ar frio no interior da geladeira, melhorando sua performance. Existem refrigeradores que distribuem o ar no interior para preservar melhor os alimentos, tem compartimentos especiais para taças e copos, porta-condimentos, porta-latas e espaço exclusivo para estoque de gelo.


Facilidades
Dispenser

Espécie de filtro que fica na parte externa da geladeira e permite que você pegue água ou gelo sem ter que abrir a porta, economizando energia.

Home Bar
É praticamente uma janela na porta, para a retirada de alimentos pequenos que estejam armazenados naquele espaço específico.

Alarme
Aviso de quando a porta está aberta.

Bar Expert
Aviso de quando a bebida ou alimento que estava quente ficou gelado no ponto.

Ice Maker
Sistema que produz gelo sem necessidade de repor água nas forminhas. Basta girar os botões para que o gelo se solte.


Outras Especificações
Capacidade

Os modelos Side by Side são os que oferecem maior capacidade de armazenagem, com duas portas, lado a lado.

Ajuste Automático
Essa função regula a temperatura de modo a consumir o mínimo de energia. Existem modelos que possuem ajuste automático de temperatura e ainda tem funções de resfriamento rápido para compras do supermercado e dias de festa.

Acabamento em Inox
Aumenta a durabilidade do aparelho, os modelos em inox vêm com garantia contra corrosão. São ideais para quem mora no litoral.

Painel Eletrônico
Pode ser de LED ou LCD. Está disponível nos modelos mais sofisticados de refrigeradores e, normalmente, informa o horário e a temperatura ambiente e permite o controle de funções como ajuste da temperatura e resfriamento. Alguns oferecem conexão para TV a cabo, rádio, videogame e DVD.

Lousa
Existem refrigeradores que acompanham apagador e canetas especiais com as quais você pode escrever e desenhar na superfície do refrigerador e apagar depois.

Antibactérias
Função, disponível em alguns refrigeradores, que elimina bactérias.

Condensador embutido
Esse recurso evita o acúmulo sujeira na parte traseira do refrigerador.

Portas reversíveis
Que pode abrir para os dois lados, bastando que solicite à Assistência Técnica que troque a posição de abertura.

Prateleiras removíveis
Muito mais facilidade na hora de limpar.

F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

Um comentário:

Karina Batista disse...

Ufa, comprei minha geladeira semana passada pela internet, chegou sexta e instalei ontem. Tudo certinho e ainda acabei de constatar que ela é perfeita pra o meu estilo de vida.