domingo, 26 de maio de 2019

Na feira


Peguei minha sacola dessas que dizem ser "para sempre" e lá fui eu passear na feira. Vai que me animo a comprar alguma coisa.

Logo no início, aquela barraquinha que é quase um afronte para muita gente. Pastel com Caldo de Cana! Passo pela outra calçada olhando para o outro lado. Controle para evitar o Diabetes que anda me cercando por todos os cantos.

Frango e Porco expostos sem proteção. Linguiça de amarrar cachorro, ali do lado. Infelizmente, não tenho coragem de comprar... Ah, agora todos os "ovos vermelhos" ganharam o selo de orgânicos!! Essa senhora (dona Ganância) habita a alma dos homens de negócios (nem todos, é claro). E, se você começa a fazer um monte de perguntas ficam te olhando com cara feia além de não terem a resposta para elas. Tá, vou em frente.

Agora, legumes ensacados, lotes de 5 por... Mas, moço, posso fazer meus saquinhos? Não, senhor. Mas pode escolher à vontade desses ai. E lá vou eu embora, novamente.

Chego à barraca do Salvador. Velho conhecido sitiante que vende bananas honestas por preços honestos e ainda ganho desconto pela fidelidade... Banana docinha, sem venenos, nascidas nas encostas das serras do litoral sul do estado. Compro minha "cota semanal". Coloco na minha sacola ecológica e vou em frente.

Verduras! Sempre boas fornecedoras de fibras. Acelga ou Escarola? Nomes diferentes para a mesma verdura... mas eu gosto mais de chamá-la de Escarola. Graciosidade da língua que herdamos. Separo uma. Também um molho de tomilho e outro de manjericão. Bertalha ou Espinafre? Tanto faz? OK, vou levar Bertalha pra fazer com ovos... Hummm os molhos de Brócolis estão bem verdes. Separo um deles. Faço as contas, pago e coloco na sacola. Sigo em frente.

Limão Galego. Para mim é esse o nome. Aprendi quando muito criança na casa de meu avô, no Campo da Botija. Um saquinho é pago e vai pra sacola.

Um feirante que vende Inhame e "ovos de galinha feliz". Caros. Mas compro. Até hoje não tenho me decepcionado com a qualidade deles. Apesar de não saber se são de postura recente...

Tomates! Preciso. Débora. Gosto deles pela versatilidade: molho, salada... Escolho um a um e coloco num "saco plástico". Ainda não tiveram coragem de levar sacos de papel para pelo menos dar ao cliente a opção... Pago e coloco na sacola. Sigo mais um pouco.

Chego nas barracas de pescados. Olho todas. Vejo as mesmas ofertas com preços mais ou menos iguais. De um certo tempo para cá não me animo a comprá-los. Prefiro pegar uma Barca e ir ao Mercado São Pedro, na Terra de Araribóia. E ainda aproveito para passear.

Bom, hora de voltar. Minha sacola já acusa meu limite de peso a carregar. Não sem antes passar na barraca que vende massa Puba. Levo um pacote. E voltamos para casa!

Até o próximo!




F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Siga-me pelo Instagram
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

7 comentários:

Adriana Souza disse...

Eita passeio bom.Adoro. Lembra minha infância com minha vó.

Luiz Moreira disse...

Já fiz muito isso, mas te um tempo pra cá, desisti e estou optando pelos hortifruti ou supermercados, menos pela banana,laranja, tangerina e outras coisas que não me conformo em comprar a peso quando acho que na dúzia ser mais barato e por isso tenho comprado nas diversas barracas de produtores/revendedores independentes.

Lourdes disse...

Você e sua capacidade incrível de transformar o cotidiano em um conto que parece saído de um livro. Parabéns!

Véra disse...

Esse programa já não me atrai, mas parabéns por torná-lo mais agradável!

Unknown disse...

Que belo programa,amigo!

Unknown disse...

6/6/19.Calos já fiz esse passeio durante muitos anos com o meu carrinho,hoje só vou em último caso ,pois não consigo carregar o carrinho.Sem dúvida e divertido.

Fatima Menezes disse...

Adoro esse passeio!!!! Vou quando dá às sextas na Garibaldi e sábado na orgânica da Xavier de Brito. Mas o top é ir com a turma unati na Glória!!! ❤