quinta-feira, 20 de abril de 2006

Alimentos Funcionais

Achei melhor pesquisar este tema ao invés de só responder ao comentário da Véra sobre a batata.

O principal papel da dieta é o de prover o organismo com os diversos nutrientes em quantidades suficientes. Desta forma, a alimentação além de equilibrada, deverá preencher as recomendações nutricionais e proporcionar uma sensação de satisfação e bem estar.

A alimentação controla e modula diversas funções no organismo. Através destes mecanismos, a dieta participa da manutenção do estado de bem estar que é um dos fatores necessários para a prevenção de doenças. Estudos recentes mostram que determinados alimentos - os chamados alimentos funcionais apresentam diferentes atividades biológicas.

Alimentos funcionais são alimentos que detém propriedades benéficas relacionadas a diferentes funções no organismo. Aqui estão algumas informações que devem servir apenas como ORIENTAÇÃO:

Abacate (betasistosterol) - reduz o colesterol sangüíneo.

Alho e cebola (alicina e compostos derivados) - estimulam a função imunológica, removem radicais livres e favorecem a redução do colesterol "ruim".

Aveia, trigo e arroz integral, entre outras fibras (glucanas) - resistentes à hidrólise (as fibras não são quebradas pelas enzimas do tubo digestivo), promovem a sensação de saciedade precoce e retardam a absorção de carboidratos, açúcar e gordura e são úteis na diminuição do colesterol.

Cenoura, inhame, batata-doce e frutas cítricas (carotenóides e flavonóides) - reduzem o risco de doença arterial e coronariana e de câncer graças à atividade antioxidante, além de removerem radicais livres, que danificam e aceleram o envelhecimento das células.

Chá verde (compostos fenólicos) - reduz o risco de câncer e de doenças cardíacas por sua ação antioxidante.

Couves, brócolis, repolho e nabo, entre outras crucíferas (glicosinolatos) - previnem câncer e doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante nas células, pois protegem a membrana dos glóbulos vermelhos do processo de oxidação.

Frutas cítricas (limonóides e pectinas) - diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a viscosidade sangüínea. São ricas em vitamina C. Esta vitamina atua como antioxidante, retarda o envelhecimento, auxilia na cicatrização e reduz a suscetibilidade à infecções.

Grãos integrais – São ricos em fibras. Auxilia no adequado funcionamento intestinal, prevenindo o câncer intestinal e outras patologias intestinais.

Leites fermentados (probióticos) - previnem o câncer intestinal e de colorretal e participam do controle da glicemia. Esses microorganismos colaboram com o funcionamento e com o equilíbrio dos organismos benéficos da flora intestinal.

Óleos vegetais, nozes e castanhas – São ricos em vitamina E. Apresentam poder antioxidante, retardando o envelhecimento.

Peixes (Salmão, Sardinha) e óleo de soja – São ricos em Ômega 3, um ácido-graxo que apresenta propriedades importantes na prevenção de doenças cardiovasculares.

Soja e derivados (isoflavona) - reduzem sintomas desagradáveis do climatério, previnem osteoporose, protegem contra o câncer (principalmente o de mama e o de próstata) e contra as doenças cardíacas e diminuem o colesterol 'ruim' pela ação antioxidante da isoflavona, que também reduz a produção de radicais livres.

Tomate vermelho, amora e goiaba vermelha (carotenóide licopeno) - protegem contra o câncer de próstata e contra doenças cardiovasculares (o tomate na forma de molho possui maior concentração do componente ativo do que in natura).

Uva vermelha, sucos e vinho tinto (compostos fenólicos) - protegem contra doenças cardiovasculares, principalmente arteriosclerose, por serem antioxidantes.

Mas não bastas apenas comer um ou outro! É preciso mudar a forma de se alimentar: qualidade, quantidade e horários...

Um comentário:

véra disse...

Além da mudança de hábitos alimentares, devemos também desenvolver o hábito da paciência, pois para corrigir anos de erros , devemos persistir no cuidado com a saúde e lembrar que o resultado não vem tão rápido como gostaríamos.