domingo, 20 de julho de 2008

Simples assim...


Depois de ter passado por algumas cozinhas que me deixaram umas fascinado, outras sem vontade de sair delas, outras de franco início de tudo, agora frequento uma cozinha-desafio.

Desafio não só de desenvolver comidas mas de administrar pessoas, matérias-primas, egos, conceitos, rebeldias etc Enfim, uma brigada cheia de vícios e com pouca vontade de aprender aquelas coisas que arrepiam qualquer um: mudanças.

Assim, procurando conquistar tenho trilhado este caminho a despeito de algumas opiniões contraditórias.

Não posso passar ali todo o tempo que gostaria, que seria necessário. Então os resultados demorarão a vir. Mas tenho certeza que virão.

Outra "novidade" é conviver com a diversidade provocada pelas "doações" daquelas almas benditas que ajudam a manter aquele projeto de pé. Não o suficiente: você também pode ajudar. Veja como, aqui.

Bem, é preciso descobrir novas combinações, novas funcionalidades e sempre inovar. Não há o conceito de cardápio da estação. Apenas mini conceitos já sendo lentamente implementados como a quarta-nobre. Sim esse foi o dia da semana que eu escolhi para ir começando a testar algumas mudanças que lá na frente estarão no cardápio. Assim foi com a surpreendente "farofinha de abóbora". Nunca pensada por aqueles que por lá gravitam. Não imaginável essa mistura "surreal". Mas ela chegou para ficar. Não todas as semanas mas surgindo assim como quem não quer nada.

Aqui na minha cozinha-oficina pude retomar as pesquisas, testes ou qualquer outro nome. Agora, com a motivação de descobrir preparações que possam ser levadas para a "casa dos carequinhas", adoráveis crianças que a cada contato me ensinam mais sobre viver. E eu achei todos esses anos que eu sabia alguma coisa sobre vida...

Hoje acho que posso apresentar uma idéia desenvolvida aqui baseada nos conceitos de: não esfarelar, ser macio, ser saboroso e apresentar algum sabor adicional.

Assim, ao invés do achocolatado usei o melhor cacau que o meu dinheiro pode comprar. Comprei, aqui na quitanda, o cacau orgânico produzido na mata atlântica. Mas... nem todos poderão usá-lo. Então sugiro que usem o do padre ou o do menino. Duas boas opções.

O processo também inclui modificação conceitual: usei liquidificador. Assim, facilita aquela brigada enxuta que temos lá.

Mais mexida? A gordura usada: azeite extravirgem. Também testei com óleo vegetal. Só muda o sabor final dos mais sensíveis.

Assim, coloquei no copo do liquidificador meia xícara de gordura líquida, 3 ovos, meia xícara de leite, uma e meia xícara de trigo, meia xícara de cacau, 1 colher de sopa de fermento químico, três quartos de xícara de açúcar e uma pitada de três dedos, de sal.

Tudo isso batido muito foi colocado num berço untado e polvilhado com trigo. O berço foi batido de encontro à superfície de trabalho para ocupar todo o espaço.

O quarto já tinha sido aquecido a 180 graus. Pude então colocar a criancinha pra dormir um soninho gostoso. Acordei ela quando estava sequinha e formosa.

Enquanto esfriava, peguei uma caçarolinha e misturei 1 colher se sopa de cacau, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de manteiga com sal. Aquecida e homogeneizada foi espalhada com a bundinha de uma colher sobre a criancinha.

Ficaram ali, voltando à temperatura ambiente.

Na hora de servir, uma graça: açúcar peneirado.

Olha só a primeira foto dela:

[clique sobre a imagem para ampliar]


Então, fico por aqui. Mas volto, com certeza!

Agora você já pode receber estes textos em seu email. Cadastre-se!

6 comentários:

Anônimo disse...

Carlinhosssssssssss!!!!!!!!!!
Vc faz muita falta na Confraria, vc sabe, né??????
Mas, de verdade!!!!!!!!!!
Abro mão de vc com muito orgulho, pois os carequinhas estão recebendo amor, carinho atenção e saúde em forma de alimento.
Beijas!!!!!!!!!
Li
Big Mac prá todos em 30/08!!!!!!!!!!!!!

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Aprendendo...este é o objetivo da gente neste mundo não é?
Feliz dia do amigo para você e para todos estes seus novos amigos que estão te ensinando mais uma lição valiosa...
Beijos

Leila disse...

Carlinhos,

Estava com saudades do teu espaco. Minha vida anda super corrida e quase nao tenho tempo para comentar nos blogs.
eu estou sempre aprendendo e a vida é sempre um aprendizado. adorei o tei bolo com os furinhos,com uma cor maravilhosa e dá para perceber que é bem fofinho.
beijnhos

Anônimo disse...

Carlinhos,

sentimos muuuuuito a sua falta no T&D da Bastilha, mas sabemos que é por uma causa nobilíssima.

Reverências!!!

Estamos aqui, aprendendo um cadiquinho com você.

Beijos,

Unknown disse...

Doce feito com doçura. Os carequinhas e não carequinhas vão gostar.

Luciana Macêdo disse...

Carlinhos, outra dica para farofinha é a feita com vagem, fica bem gostosa.
E esse bolinho, aposto que nã sobrou nadinha.
Bjs!