quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Voltando à soja

Andei um tempo abandonando a soja à sua própria sorte.

Minha alimentação, também, ficou meio bagunçada desde as aventuras do final do ano. Agora, aos poucos, vou tentando me reconciliar com meus bons hábitos, necessários à preservação de minha saúde.

Assim, voltemos à soja.

Não sei porque tive a vontade de preparar a proteína de soja à moda de um couscous marroquino. Não consigo me acostumar a comê-la na forma mais tradicional. Assim, minhas experiências...

Bem, vou dividir com vocês esta minha experiência. É claro que minha opinião final não tem tanta importância e sim a sua opinião. De quem gosta de soja ou de quem quer apenas experimentar esta aventura. Só digo que quem tentar não se arrependerá.

Para esta Soja Marroquina, é preciso que tenhas à mão, para 1 pessoa, os seguintes elementos: 1/2 xícara de proteína de soja (clara, de granulação média se for da JASMINE), 1 colher de sopa de passas brancas (previamente em infusão em 1/2 xícara de chá verde, morno, por 30 minutos), 1 colher de sopa de pimentão vermelho em cubinhos (pequenininhos), 1 colher de sopa de cebola-roxa (também em cubinhos pequenininhos), 1 colher se sopa de cenoura (cubinhos pequeninos) préviamente branqueadas. E, como sempre, sal e pimenta do moinho.

Tudo isto providenciado, vamos à frigideira...

Coloque uma frigideira de bom tamanho (24cm, por exemplo - ou maior), em fogo médio. Coloque uma colher de sopa de azeite apenas para esquentar. Coloque a soja e "salteie-a" até incorporar o azeite. A seguir, adicione a cebola, a cenoura e o pimentão. Continue salteando.

Agora, adicione, lentamente o chá que estava hidratando as passas. Faça como nossas avós faziam carne-assada. Continue mexendo a frigideira.

Após terminar a adição do chá, dexe um pouco mais no fogo para uma "leve secada".

Retire do fogo e adicione as passas. Tempere com sal e pimenta de moinho.

Pronto, é só experimentar...

Ah, queres o acompanhamento? Simples... Uma saladinha de corações de folhas regadas apenas com azeite e um pouquinho de sal. Ou, se ainda tiveres dinheiro no bolso, "fleur de sel"... Nada mais... Simples!

Agora, me contem...

Nenhum comentário: