domingo, 1 de abril de 2007

Belas coxas!

Hoje acordei cedo. Já desde ontem havia pensado no que me esperava hoje.

Depois de um espartano café preto com um pão de provolone que havia feito ontem à tardinha, comecei a preparar o mis en place: cebola e tomate em brunoise.

Depois, limpar as coxas de frango, cortando os tendões e preparando-as para sua longa estadia mergulhadas num autêntico suco de cevada (aquele da "voltinha"...). Sal e pimenta do moinho e um pequeno descanso de uns 20 minutinhos ali no refrigerador.

Caçarola no fogo, azeite pra esquentar e as cebolas lentamente amolecendo e adocicando. Depois o frango. Mexe pra cá, mexe pra lá e deixa ele quietinho por uns 10 minutinhos. Depois, os quadradinhos de tomates, galhinhos de tomilho e alecrim. Mais um tempinho até começar a ficar marronzinho.

Ai, duas latinhas de suco de cevada (facilmente encontrado nas prateleiras de qualquer supermercado, junto com outras bebidas que devem ser tomadas com moderação) em temperatura ambiente, calmamente derramadas sobre as belas coxas.

Agora, em fogo o mais baixo que você conseguir, deixe elas ali, se bronzeando e amolecendo. Isto deve durar duas, três horas. Sem pressa. Sem tampar... Deixando o cheirinho tomar conta das casas (a sua e a dos irritados vizinhos).

A mandioca já limpinha, lavada e cortada vai ser cozida, enquanto isso, no vapor. Mantém ela seca e com tudo de bom (TDB para alguns) que ela carrega. Ainda quente, processador nela até virar um espesso e liso creme. Reserve para a finalização.

Limpe a "praça", jogue fora os "lixinhos", um tantinho de prosa enquanto as coxinhas, ali na cevada, tomam gosto e textura adequados.

As coxinhas no ponto, é hora de retirá-las do suco de cevada. Coloque-as num tabuleiro previamente forrado de papel vegetal (ou manteiga) e leve-as para finalizar na salamandra (serve o grill do seu forno).

Enquanto isso, coe o suco de cevada e volte ao fogo, agora mais alto, para reduzir.
Volte ao creme de mandioca. Adicione creme de leite (fresco é melhor, mas se o seu dinheiro não der, use o de caixinha.) de forma a torná-lo cremoso e facilmente manipulável, sem ficar mole! Se necessário, um tantinho só de leite ajuda. Verifique o sal.

Agora, as coxinhas já foram viradas na salamandra, secaram e douraram por fora, a musseline de mandioca ficou no "ponto" e o suco de cevada já reduziu. Pronto? Não!

É preciso preparar os galhinhos de tomilho e de alecrim, frescos, para "enfeitar" o prato.
Agora sim... Pegue um prato fundo, coloque duas colheres de sopa da musseline no centro do prato, corte o joelho do frango e deite a coxa sobre a musseline.

Com a ajuda de uma colher de sopa, coloque porções do suco de cevada reduzido em volta da musseline, formando uma "ilha".

Enfeite com um galhinho de tomilho e outro de alecrim. Polvilhe com ervas.
Espere os aplausos...

A casa estava cheia e a farra foi grande, embalada pela Fortaleza do Seival, um nacional que eu gosto e que o meu dinheiro dá para comprar.

Santé!

Ah, os vizinhos ficaram me xingando...


Nenhum comentário: