domingo, 22 de novembro de 2009

Como são doces as nossas frutas...


As frutas desempenham um papel muito importante na alimentação. São fontes naturais de nutrientes, vitaminas e sais minerais, além de fornecer fibras que contribuem com o funcionamento do intestino e combatem o câncer de cólon. Recomenda-se a ingestão de, 3 a 4 porções de frutas ao dia. Um copo de suco de frutas é considerada uma porção. A alimentação deve ser enriquecida com frutas que previnem doenças e fortalecem o corpo. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza.

Nos meses do verão é preferível o consumo dos frutos com mais líquidos e, claro, os que estão na safra pois este é o momento de maior concentração de suas propriedades. As frutas podem ser servidas sozinhas ou junto com outros pratos adicionando sabor e visual aos pratos. Elas são muito consumidas no verão, são leves e refrescantes.

Assim, prefira a melancia, a laranja, as uvas, as variedades de melões... Não esquecendo, no entanto, aquelas que são ofertadas durante todo o ano como a banana, o coco verde...

Assim, algumas informações sobre elas:

ABACAXI
Doce, perfumado, suculento e saboroso, o abacaxi pode ser consumido a qualquer momento.

Não é uma fruta energética, possui um nível de caloria equivalente as maçãs e pêras, mas contêm altas porcentagens de vitaminas A, B e C, carboidratos, sais minerais e fibras. Apresenta uma propriedade ímpar, somente presente na papaia, que são enzimas (proteínas) que facilitam a digestão de carnes ingeridas na mesma refeição.

Como escolher
Ao escolher os frutos considere se o consumo será imediato ou não. Somente adquira abacaxi com coroa, que só deverá ser retirada no momento de consumo. Ao escolher os frutos, além do estágio de maturação, devem ser observadas: uniformidade e forma, ausência de podridões, queimaduras de sol, manchas anormais, batidas, rachaduras e exsudações, sendo que as folhas da coroa devem estar verdes e erguidas. Escolha somente frutas com bom aspecto e aroma característico. Se estiverem pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade.


BANANA
Apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina C e é ótima fonte de potássio. Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia , ajudam no sono e, melhoram o humor. 100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias.

Como escolher
Escolha somente bananas com bom aspecto e aroma característico. Prefira as de casca bem amarela com pequenas manchas marrons, de aspecto firme e sem partes moles ou machucadas. Caso a banana não venha a ser consumida logo, dê preferência às que estão regularmente verdes, aguardando.


COCO
O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação, apresentando bom teor de sais minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro. Sua polpa é rica em fibras e bastante calórica.

A polpa auxilia no funcionamento do intestino e, tanto a polpa quanto a água, pelo conteúdo de potássio, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuro vascular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados, sendo um isotônico natural.

100 gramas de coco maduro fornecem 286 calorias. 100 gramas de sua água fornecem apenas 22 calorias.

Como escolher
Para escolher um coco bom, sacuda - o perto do ouvido. Você deverá ouvir o barulho de água no seu interior. Escolha os que possuam mais água, porque os que estão secos não servem para coisa alguma.


LARANJA
Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energia. Contém, ainda, fibras (a pectina é encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Por ser rica em vitamina C, ela torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também funções cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater o estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias. Prefira “comê-las” a pura e simplesmente tomar seu suco!

Como escolher
Independentemente do tipo, escolha as laranjas mais pesadas, sinal de que estão mais suculentas. A consistência deve ser igual em toda a fruta — exclua aquelas que estão mais moles de um lado. Nas variedades de casca lisa, quanto mais fina a casca, mais suculenta a fruta. E ignore as muito maduras: nelas, a vitamina C já foi embora faz tempo...


MELANCIA
Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.

É recomendada para quem tem pressão arterial alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca a eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta.

100 gramas de melancia fornecem apenas 31 calorias.

Como escolher
Para escolher uma melancia no ponto e de boa qualidade, dê uma batidinha com o dedo na casca. Se o som for oco, pode comprar.


MELÃO
Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do Complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Por seu alto teor de potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem doenças do fígado como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais.

Além disso é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para mulheres na menopausa o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação. O melão maduro é considerado calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante e emoliente. Recomenda-se o melão contra a gota, o reumatismo, artritismo, obesidade, colite, atonia intestinal, prisão de ventre, afecções renais, litíase renal, nefrite, cistite, leucorréia, uretrite e blenorragia, cirrose hepática, hepatite, icterícia, cálculos biliares, insuficiência e outras afecções do fígado.

100 gramas de melão fornecem apenas 29,9 calorias.

Como escolher
Escolha os frutos que apresentem cascas perfeitas, amarelas e sem machucados. As cascas do melão são ligeiramente rugosas. Ao apertar a ponta contrária ao caule, o fruto deverá ceder um pouco, sinal de que está pronto para consumo. Deverá ainda ter cheiro doce e ser bem pesado.


PÊSSEGO
É fonte de minerais como o fósforo, o magnésio, o manganês, o cobre, o iodo e o ferro. É também rico em fibras, carboidratos e as vitaminas A e C e as do Complexo B.

É recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater o reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

100 gramas dele fornecem 52,5 calorias.

Como escolher
Na hora da compra, deve-se dar preferência aos de casca firme, mas não dura. Ao adquiri-los não se oriente pelo tamanho, porque nem sempre o pêssego maior corresponde ao mais saboroso, ou ao de melhor qualidade. Não compre frutos com a pele verde, isso indica um mau amadurecimento, também rejeite frutos manchados, com cortes ou outras lesões visíveis.


TANGERINA
Apresenta um bom teor de vitamina C e vitaminas do Complexo B, além do betacaroteno (provitamina A) e fibras.

É indicada como diurética, calmante, antiparasítica. Além disso, quando ingerida com o bagaço, facilita a formação de resíduos que melhoram o funcionamento do intestino.

100 gramas dela fornecem 43 calorias.

Como escolher
No começo da safra, sua aparência ainda está um pouco verde, mas seu sabor já está propício para consumo in natura. Com o decorrer da safra, sua cor vai ganhando uma tonalidade mais amarelada. Na hora de escolher, dê preferência às mais firmes, com maior brilho. Uma dica para identificar se a laranja está boa é verificar o seu bico, quanto mais firmes estiver melhor será a qualidade da fruta.


UVA
É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do Complexo B e Vitamina C. Fornece boas de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Possuem, ainda, um considerável teor de glicose e frutose.

Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, do fígado e do abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. As uvas vermelhas possuem alto teor do antioxidante quercetina. A casca aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sanguíneos. As uvas verdes têm poderes antibacterianos e antivirais. O seu óleo também aumenta o HDL, considerado o bom colesterol.

100 gramas delas fornecem 68 calorias.

Como escolher
Na hora da compra, prefira os cachos bem cheios, com bagas firmes e lisas, de cor e tamanho apropriados para a variedade que escolher.

Atenção: a fruta não deve se desprender com facilidade do cacho, pois isso é sinal de que está começando a passar do ponto ideal de consumo. Não compre cachos com manchas.




F A C I L I D A D E S

+ Acompanhe este blog pelo twitter.

+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!

+ Para imprimir este texto, click aqui!



Um comentário:

João Mario disse...

Belo blog e muito boas dicas. Estou seguindo.
Se tiver um tempinho venha conhecer o meu cantinho
Abraços

João Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com