As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças.
É importante estar atento a alguns fatores na hora de escolher esses alimentos. Deve-se dar preferência por frutas, legumes e verduras da época, pois estes estarão mais baratos e frescos como também a higienização no preparo dos alimentos é de fundamental importância.
Alguns legumes como a cenoura, a beterraba, brócolis e a couve-flor podem ter aproveitadas também as suas folhas. Do brócolis pode ser usado até aquelas flores. Pode-se fazer sopas que ficam uma delícia.
Não ficar apertando os legumes e as frutas. Quando o cliente faz isso, ele amassa o local, que depois fica preto. Algumas pessoas têm a péssima mania de furar a fruta com a unha. Qual cliente vai querer comprar depois?
A pêra e a maçã é só você pegar na mão e dá pra sentir que ela está macia", ensina Maria José. Pra perceber mais facilmente, pegue uma pêra bem verde, que está na "cara" que não amadureceu. Na outra mão, uma pêra mais clara. A percepção fica bem mais fácil. "Com o tempo, você pega o jeito só de olhar.
Uma das maiores dificuldades existentes para quem não costuma passar muito tempo na cozinha é a escolha dos legumes e verduras. Estes conselhos básicos poderão ajudá-lo:
Alface, espinafre e folhas verdes em geral
Observar se as folhas estão bem verdes e viçosas. Se já estiverem amareladas e com manchas pretas, pode escolher outra.
Alho e cebola
É questão de peso. Se você pegá-lo e seu tamanho não for proporcional a seu peso, é sinal de que o alho não está bom. A dica é apertá-lo em uma das extremidades. Se ceder um pouco, está bom. Já a cebola, é bom observar se não está melando, se está murcha.
Abóbora e moranga
Observe se não há manchas escuras na casca, que fogem da cor padrão. As que estão expostas abertas, Carlos explica que já estão no ponto. "A pessoa só parte quando está pronta pra ser consumida".
Abobrinha
Observe se a abobrinha é firme e a casca brilhante. Não compre as que estiverem furadas, rachadas, com manchas escuras ou partes moles. Prefira as pequenas, pois são mais saborosas do que as grandes. Por estragar com facilidade, compre apenas a quantidade que você deve utilizar em poucos dias, para evitar desperdícios.
Abacaxi
Sabe aquele truque de puxar um galho da coroa do abacaxi? Pra Carlos isso é 'furada'. "A gente tira, porque a maioria das pessoas acredita. Mas tem abacaxi que tem a coroa tão fechada que, mesmo bem maduro, o galho não sai". Agora, quanto a fruta está bem madura, ela atrai o consumidor pelo seu perfume.
Acelga
Prefira as peças que tiverem o centro bem fechado e firme. Evite aquelas que estiverem amareladas ou com furos. O ideal é que tenha as folhas verdes e a parte central da folha, bem branca. O peso tem que ser proporcional ao tamanho, se isso não acontecer, pode tratar-se de uma peça colhida há algum tempo.
Agrião
Encontrado facilmente na maioria dos supermercados, feiras livres e mercados, o agrião deve apresentar folhas inteiras, vistosas e em um tom verde bem escuro. Descarte os maços que estiverem com folhas manchadas ou furadas, talos marrons ou moles.
Batata
Já a batata, deixe bem longe da água, porque ela começa a dar brotos. Não compre batatas que estiverem brotando e nem com manchas verdes. Maria José diz que não é bom consumi-las, mesmo que se recorte o broto e a parte verde.
Batata-doce
Tanto a variedade roxa como a alaranjada devem ter a casca firme e não apresentar sinais de umidade ou começo de bolor.
Berinjela
Ela deve ter a cor uniforme e brilhante. Se estiver com manchas mais claras, rosadas ou amareladas, ela não está boa. E como todo legume, deve estar firme.
Beterraba
Escolha de tamanhos médio e pequeno. As maiores, depois de cozidas, perdem um pouco da cor. Se perceber que elas estão murchando, antes de cozinhar, jogue-as na água.
Brócolis
Escolha os molhos bem verdinhos, firmes, sem furinhos e com caule macio.
Cebola
Observe se não está melando, se está murcha, e aperte na extremidade onde foi feito o corte da planta, se estiver muito mole ou melando, pode escrever que está começando a apodrecer por dentro, o ideal é que essa parte quando apertada fique firme.
Cenoura, chuchu e pepino
A cenoura não pode estar murcha e nem melando. O chuchu e o pepino não devem ter manchas. Maria José prefere o pepino mais verde, "mas tem gente que gosta dele mais maduro e acaba comprando mais amarelado", diz.
Caju e banana
O caju deve ter a pele bem lisa, livre de manchas, assim como a maioria das frutas. Já a banana é boa de comprar quando estão com algumas manchas pretas. É sinal de que está madura.
Cenoura
Para ter certeza de que está comprando cenouras frescas, verifique se a folhagem está verde. A cenoura deve ser firme, ter superfície lisa e com cor alaranjada uniforme. Não compre se ela tiver algumas partes verdes, pois é sinal de que ficou muito tempo ao sol.
Chuchu
O chuchu não devem ter manchas, nem brotos, quanto mais verde claro e com a casca fina melhor. Evite as de tamanho muito grande, pois não são tão saborosos e demoram pra cozinhar.
Coco
Pra saber se o coco seco está bom, pegue o cabo de uma faca e dê algumas batidas. Se o som for oco, ele não está bom. Já o coco verde, pra saber se tem bastante líquido, você deve balançá-lo. Se ouvir o balanço, é sinal de que tem pouca água. Quando tem bastante água, não dá pra ouvir.
Couve
Para escolher corretamente uma couve, repare em suas folhas, que devem ter uma cor definida, verde-escura ou mesmo mais clara. Devem ser frescas e firmes sem serem endurecidas e suas bordas podem ser lisas ou rendadas. Folhas amarelas ou murchas, indicam que a a verdura está velha e não deve ser consumida. E é bom saber que a couve não rende quando refogada. Calcule pelo menos dois molhos para servir quatro pessoas.
Couve-flor
Tem que ser firme, compacta e com coloração branco-cremosa. As folhas mais externas geralmente são bem verdinhas. Flores amareladas indicam que já está passando do ponto.
Ervilha
As melhores ervilhas são as de cor bem verde, aparência "gordinha" e levemente aveludadas ao toque. Cuidado com ervilhas úmidas ou machucadas, sinais de que podem estar estragadas.
Espinafre
Escolha sempre os de folhas verdes e firmes. O espinafre fresco se caracteriza pelo ruído seco quando suas fibras são quebradas.
Favas
A cor das vagens deve ser verde e brilhante, sem manchas.
Feijão
Independente da variedade - branco, preto, carioquinha, de corda etc. Procure feijões firmes e que não tenham partes amolecidas. Verifique se não há bichos ou carunchos.
Laranja, lima, limão
A laranja boa pra suco deve ter tamanho de média pra pequena e se a ponta dela estiver dura, é sinal de que está sem caldo. A lima e o limão têm bastante caldo quando estão com a casca bem lisa.
Maçã
Ao comprar maçãs, prefira sempre as de pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles, normalmente indicativas de um estado de maturidade muito avançado.
Mamão
É estimulante do apetite e auxilia no trabalho de digestão, deve ser firme, casca lisa, sem machucados e de coloração alaranjada. Como é uma fruta que se amassa facilmente, verifique se não apresenta amassados, pois essas partes apodrecem mais rápido.
Manga
Evite comprar mangas muito maduras, com furos demais ou que estejam meladas. Prefira as de bom aspecto, consistência firme e macia. Se for consumir no dia, prefira uma que exale o perfume da fruta.
Mandioca e inhame
Carlos aconselha não comprar mandioca e inhame em época de chuva, porque eles ficam 'aguados'.
Mandioquinha (também conhecida como mandioquinha-salsa, batata-baroa ou batata-cenoura)
Escolha as mais amarelinhas, não muito graúdas, sem manchas marrons ou cortes na casca. Mandioquinhas amarronzadas indicam que já estão armazenadas há mais tempo.
Melancia
Esta fruta possui propriedades diuréticas. Na hora da compra dê preferência àquelas mais firmes, lisas e limpas. Para escolher a peça mais doce, de umas palmadas na extremidade oposta ao corte da planta, se o som for grave (com se estivesse puxando as cordas do violão e soltando), significa que está no ponto.
Melão
Para comprar, devem ser escolhidos os que tenham casca firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimidos nas extremidades, o melão bom e maduro deve ceder à pressão dos dedos.
Milho
Cuidado ao comprar o milho com casca, porque costuma ter lagarto. A palha deve estar bem verdinha.
Morangos
Escolha a caixa que não tenha liquido acumulado no fundo da caixa, isso significa que tem amassados e já estão em processo de deterioração. O ideal é que estejam firmes, vermelhos com brilho e perfume característicos, sem amassados é claro.
Nabo
Escolha os de pele lisa, pesado, de aroma não muito intenso e de folhas rijas. As folhas do nabo também são comestíveis depois de cozidas.
Pepino
Prefira os de cascas verde escura, firmes desde uma extremidade a outra. Se você gosta de sementes prefira os mais grossos, se não, os mais finos. Para torná-lo mais facilmente digerível corte-o em rodelas finas depois de descascado e coloque-o por 2 horas de molho em água fria. A seguir escorra-o e tempere-o.
Pêssego
Além de o pêssego ser uma fruta hidratante, é uma boa fonte de vitaminas. Para comprar, deve-se dar preferência à fruta de casca firme, mas não dura, quando está maduro exala o perfume característico da fruta.
Pimentão
Seja verde, vermelho ou amarelo, o pimentão tem que estar com a pele bem brilhante, firme e sem machucados ou partes amolecidas.
Quiabo
Procure quiabos bem verdes, pequenos e macios. As pontas têm que quebrar com facilidade. Se conseguir apalpar as sementes pela parte de fora, não compre porque já estão maduros demais.
Repolho
Escolha as cabeças com peso proporcional ao tamanho, despreze as folhas separadas, pois geralmente têm sabor forte e são mais duras.
Tomate
Não comprar tomate muito maduro, porque ele rapidamente fica com gosto azedo.
Uva
Escolha as que tiverem com as hastes verdinhas, flexíveis e que não estejam despencando do cacho. Hastes marrons e com a fruta caindo são sinais de que já estão maduras demais.
Vagem
Prefira as de coloração verde, firmes, sem buracos ou manchas.
Limpeza e armazenamento
Depois das compras, o cuidado com a limpeza dos alimentos também é fundamental para garantir um consumo saudável. Mesmo frutas consumidas sem a casca, como a laranja ou a banana, por exemplo, devem ser lavadas em água corrente.
Normalmente a laranja fica exposta na cozinha e isso pode causar contaminação por algum roedor que passe durante a noite. Quando descascamos a fruta, o contato das mãos pode contaminar o que será consumido.
A maneira correta de lavar os alimentos é em água corrente, sem detergente, e depois deixá-los imersos em uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. O alimento deve ficar imerso na mistura por 15 minutos. O uso de buchas ou escovas não é adequado porque pode danificar o alimento e favorecer a contaminação na água sanitária.
Como aproveitar talos, cascas e folhas
F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!
2 comentários:
Que maravilha de roteiro! Sou meio atrapalhada para comprar e armazenar frutas e legumes, apesar de ser grande consumidora deles...não gosto muito de carnes...
Adorei as dicas!!!
Boa semana!!Cheiros!!
Adorei, pois tirou duvidas antigas. Obrigada primo, Irani
Postar um comentário