quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Acidentes em cozinha: queimaduras

As queimaduras mais comuns são as provocadas por líquidos e a maioria das vítimas são as crianças.

O álcool líquido está envolvido em grande parte dos acidentes que provocam queimaduras. Em 2002, a venda desse tipo de álcool, muito inflamável, foi proibida. Os acidentes diminuíram em 60%, mas os fabricantes conseguiram uma liminar e o produto voltou ao mercado. O número de vítimas de queimaduras subiu novamente.

O tratamento de queimaduras envolve uma equipe multiprofissional especializada na área, pois é necessário um tratamento qualificado tanto na fase aguda como principalmente no período de recuperação e reabilitação. Os cuidados devem ser especiais com crianças queimadas. Temos que observar se a criança está respirando bem, notar se os batimentos cardíacos estão normais, se a criança está desidratada ou não e a quantidade de pele queimada. É importante aguardar o socorro especializado e não agir imprudentemente para evitar problemas maiores, se possível levar o paciente para o hospital mais próximo. “Infelizmente para a pessoa queimada o primeiro atendimento na maioria das vezes, é feito no próprio local por pessoas leigas que nesse caso, por ausência de programas sociais de educação especifica, acabam por aumentar o efeito da queimadura ao agir de forma inadequada”.

Classificação:
Primeiro grau: apresenta lesões apenas da camada superficial da pele, provocando uma intensa coloração vermelha do local afetado, não apresentando bolhas.

Segundo grau: atinge uma porção mais profunda da pele, causando bolhas e rachaduras na pele, além de intensa dor e vermelhidão no local afetado. Pode ocorrer sangramento nas feridas.

Terceiro grau: são mais profundas, atingindo todas camadas da pele. O paciente não se queixa de dor devido à completa destruição das terminações nervosas na área.

Quarto grau: destruição completa de todos os tecidos desde a epiderme até o tecido ósseo subjacente. “Na queimadura de 4º grau a lesão estende-se além da camada gordurosa subcutânea para outros tecidos subjacentes como: fáscia, músculo ou osso”.

Principais fontes de acidentes
As fritadeiras elétricas apresentam riscos de queimaduras nas mãos / braços nas operações de frituras. Derramamento de óleo durante a operação. Queda de pessoas ao redor da fritadeira. Princípio de incêndio no equipamento devido a falta de termostato, defeito no equipamento ou uso inadequado do equipamento.

Como prevenir: Utilizar mangotes de kevlar ou tecido não inflamável ao trabalhar com frituras; colocar o óleo somente até o nível recomendado; fazer a limpeza periódica do piso durante a operação; todos equipamentos de fritura devem ter termostato; desligar o equipamento após o término da operação; utilizar cestos de frituras seguros.

Panelas, panelões e/ou caldeirões apresentam riscos de queimaduras na face / braços ao levantar a tampa dos mesmos; no corpo ao verter de uma só vez alimentos dentro do equipamento contendo água quente; nos pés / pernas ao soltar água quente.

Como prevenir: Fazer a descarga do vapor antes de abrir a tampa (ou abrindo-a lentamente); colocar os alimentos dentro dos mesmo, devagar e com a ajuda de acessório adequado; ficar longe do ponto da descarga do vapor.

Fornos apresentam riscos de queimaduras nas mãos e braços ao retirar formas do forno; na face e braços ao abrir o forno; pelo corpo ao encostar no forno; pequenas explosões ao acender o forno a gás.

Como prevenir: Utilizar sempre luvas térmicas ao retirar formas dentro do forno; travar a tampa do forno evitando que a mesma caia sobre o antebraço, queimando-o; evitar circulação de pessoas próximo ao forno ligado; acender a chama depois abrir o gás.

Banho maria: Queimaduras nas mãos /braços durante a operação; queimaduras nas pernas ao colocar / retirar as cubas dentro do equipamento ou uma vasilha dentro da outra.

Como prevenir: Colocar / retirar as cubas de dentro do equipamento devagar para evitar que a água espirre; colocar a água somente até o nível recomendado pelo fabricante ou, a uma distância adequada do fundo da vasilha que conterá os alimento; ligar o equipamento somente depois de ter colocado a água; desligar o equipamento, retirar a vasilha com alimentos com cuidado e, com as mãos e braços protegidos; retirar a água da vasilha que a contém, com cuidado.

Fogões: Queimaduras por contato na operação; explosões durante acendimentos do fogão por vazamentos de gás; queimaduras devido bater em cabos de panelas derrubando o vasilhame; queimaduras /incêndios devido utilização de meios impróprios para acender o fogão (palitos embebidos em álcool).

Como prevenir: Use sempre avental antichamas durante as operações; verifique sempre se há vazamentos no fogão antes de acendê-lo; manter os cabos das frigideiras e de outras panelas viradas para trás; usar sempre acendedores específicos e seguros tipo magi-click; secar periodicamente a área ao redor do fogão.


F A C I L I D A D E S
+ Acompanhe este blog pelo twitter.
+ Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!
+ Antes de imprimir este texto, pense na sua responsabilidade com o meio ambiente: click aqui!

2 comentários:

wair de paula disse...

Tenho inúmeras queimaduras nos braços por causa do forno, as luvas sempre foram curtas. Agora arranjei uma luva mais longa, poranto só queimo um braço...

Carla disse...

Por que esse post não veio antes para meus olhos, rs... estou com listras no braço..me queimei no forno tentando reacendê-lo... =(