domingo, 5 de abril de 2009

Fruto do Pecado


Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade , reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês na geladeira.

Seu período de safra vai de janeiro a abril. Daí até setembro só existem as importadas.

De sabor suave e fácil digestão, a maçã pode ser consumida de várias formas, in natura, crua, cozida, assada, sob a forma de doces, geléias, compotas, no preparo de bolos, tortas e crepes. A casca pode ser aproveitada para o preparo de chá, servindo como diurético. Quando fermentada, a maçã é utilizada também na elaboração de algumas bebidas alcoólicas.

A maçã é, como diz Eurico Teixeira, "por demais conhecida para que se lhe descreva o fruto". Em suas variedades, os frutos da macieira podem ser distinguidos e agrupados por suas qualidades de sabor, tamanho, forma, aparência e consistência da polpa e da casca, e por suas distintas utilidades.

Basicamente, as maçãs podem ser de três tipos: de mesa, de cozinhar ou próprias à fabricação da sidra ou do vinagre. Apesar das inúmeras variedades de maçãs existentes, uma mesma árvore pode fornecer frutos com diferentes aproveitamentos, de acordo com a sua classificação. Assim, após passarem por uma primeira seleção, as maçã cuja forma, cor, tamanho e aparência da casca apresentem melhor aspecto comercial, são embaladas cuidadosamente para o consumo in natura, e as frutas com algum dano de qualidade ou fora das especificações são destinadas ao fabrico de subprodutos, tais como: suco, sidra, vinagre, álcool, geléias, compotas, doces etc.

De fato, por seu alto teor de potássio e pela capacidade de produzir boas quantidades de fibras, a maçã é fruta indicada para a manutenção da saúde, para a prevenção de doenças cardíacas e de excesso de colesterol no sangue, e para dietas alimentares de emagrecimento.

Além disso, muito apreciada por seu delicado sabor e fácil digestão, as possibilidades de consumo e de utilização da maçã são bastante amplas e incentivam a imaginação dos cozinheiros: in natura, crua, cozida ou assada; com ou sem casca; inteira, em mordidas crocantes e suculentas, em pedaços, ralada, raspada ou em purê; como ingrediente para doces, geléias, compotas, bolos, tortas, crepes e strudels; como acompanhamento para carnes e no preparo de inúmeros pratos salgados; ou como bebida, em sucos, "vitaminas", chás, vinhos e sidras; ou ainda como vinagre.

A Maçã na Alimentação
Os erros alimentares são uma das mais importantes causas do aumento das doenças crônicas. O Consumo adequado de fruta e hortícolas ajuda a prevenir doenças, por isso é tão importante a recomendação da OMS de consumir 3 a 5 peças de fruta por dia.

Podemos dizer que as maçãs são excelentes fornecedores de fibras, tanto insolúveis (na casca) como solúveis, nomeadamente pectinas, são muito pobres em gordura e equilibradas em frutose. Têm uma grande riqueza em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes e fito nutrientes.

Em média 100g de maçã fornecem 65 Kcal.

Estas características tornam a maçã um dos alimentos mais importantes para uma alimentação saudável. O seu consumo regular (2 frutos por dia) ajuda a manter um peso adequado, proteger das doenças cardiovasculares, regular os níveis de colesterol, diminuir o risco de diabetes, melhorar a função digestiva e respiratória e prevenir alguns tipos de cancro.

Uma maçã pode e deve fazer parte das várias refeições diárias: ao pequeno almoço, nas merendas da manhã ou da tarde ou até a finalizar a refeição, para quem não gosta de ficar sem sobremesa.

Também podemos consumi-las de diversas formas e até incluídas nos nossos pratos tradicionais, sempre que queremos diversificar ou inovar… O importante mesmo é que nunca faltem no nosso dia a dia!

Saúde à mesa
Formas de consumir a maçã no seu dia-a–dia:
  • consumir a maçã como sobremesa das principais refeições (tente variar escolhendo as diferentes variedades disponíveis ao longo do ano);
  • adicionar a maçã lanche da manhã (entre o café da manhã e o almoço) ou da tarde (entre o almoço e o jantar) e porque não começar o dia com uma maçã no café da manhã?
  • guarnecer uma salada de vegetais folhosos e legumes crus com cubos de maçã;
  • utilizar a maçã na confecção de pratos/refeições;
  • utilizar sumo de maçã para temperar saladas;
  • adicionar fatias de maçã aos cereais do lanche ou ao iogurte;
  • experimentar o sumo de maçã em substituição de óleos no fabrico de bolos e produtos afins;
  • ingerir sumo de maçã diluído em água (metade água/metade sumo), sem adição de açúcar.

    Sempre que possível, consuma a maçã com casca: grande parte da fibra e muitos dos fito nutrientes com capacidade antioxidante encontram-se na casca da maçã.

    Uma forma doce de comer
    Como já tem um tempão que não apresento aqui alguma forma de preparo, resolvi pegar uma receitinha para fazer...

    Assim, pegue uma maçã FUJI (sem casca), retire o miolo com um cortador. Em seguida faça discos cortando-a horizontalmente, de forma que o círculo do corte das sementes fique no meio. Reserve em uma vasilha com água filtrada e algumas gotas de limão.

    Numa vasilha coloque a farinha de trigo, o açúcar mascavo e a manteiga. Misture até formar uma farofinha, usando as pontas dos dedos.

    Forre o fundo de 5 forminhas antiaderentes (ou uma travessa refratária pequena) com as fatias de maçã.

    Coloque a farofinha sobre a fatia de maçã, pressionando com a ponta dos dedos.
    Leve ao forno e asse por 40 minutos. Desenforme ainda quente.

    Sugestão: sirva com uma bola de sorvete de creme light (ou polvilhe o prato com canela em pó e decore com canela em pau).



  • F A C I L I D A D E S


    + Acompanhe este blog pelo twitter.


    + Receba aviso sobre novos textos em seu email. Cadastre-se!


    + Para imprimir este texto, click aqui!

    3 comentários:

    Ana de Bruxelas disse...

    Mestre Carlinhos adorei a receitinha...
    Em breve ela estará em minha mesa! ;-)
    Adoro passar por aqui, me sinto na sua cozinha, mão apoiada sobre a mesa esperando o cafezinho quentinho sair enquanto escuto seus causos e absorvo seus ensinamentos.
    Merci por tudo de bom que nos dá,
    Bisous!!!

    Clarissa Magalhães disse...

    querido,
    sumi de novo, a maior enrolação...
    como anda sua dieta???
    eu sou péssima como nutricionista clinica, meu negocio é comida, não tem ideia..
    te mando bjs de páscoa!

    carlinhos de lima disse...

    Meninas, que alegria ver vocês por aqui!

    Ana, sinto saudades do teu sorriso, da tua presença de ter participado junto com outras pessoinhas daquela tarde/noite memorável na cozinha que mais amo!

    Clarissa, apesar de nos conhecermos apenas virtualmente, sinto tua presença neste "bacalhau" como aquelas presenças de deixam marcas sutis que permanecem pelo resto da vida.

    Beijos, meninas. Fiquem à vontade: voltem, falem, sintam, curtam, apaixonem-se, reclamem...