sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Circuito Rio Show II

O dia nem de longe lembrava o Rio que tanto amamos: cidade vazia e uma garoa de fazer inveja a qualquer paulista!

Mas a agitação de lá estava maior do que na véspera pois certamente o pessoal que estava de folga e não viajou apareceu por lá. Do lado de fora as atenções se dividiam entre as cachacinhas, as tortas, queijos e sorvetes...

Lá dentro, o dia começou com a família Kurt contando um pouco da história deste alemão que fugiu da guerra e que fez toda uma trajetória de sucesso no Leblon. Como brinde, desenvolveram a torta de damasco, um dos sucessos da confeitaria.


Ingredientes da massa: 5 ovos, 100g de açúcar, 100g de farinha de trigo, 20g de manteiga derretida.

Preparo: Bata os ovos (gemas e claras) com o açúcar até firmar. A seguir, junte a farinha de trigo aos poucos. Ele usou o próprio batedor da batedeira. Por último, acrescente a manteiga derretida.

Forre o fundo de uma assadeira de fundo removível (aro 25) com papel manteiga, coloque o creme da massa e leve ao forno a 170ºC por aproximadamente 15 minutos (depende de cada forno). Deixe esfriar antes de tirar da forma.

Ingredientes do recheio: 200g de damascos argentinos secos, 200g de açúcar e 500ml de água.

Preparo: Cozinhe os ingredientes até que o damasco fique macio. Bater no liquidificador e deixar esfriar.

Ingredientes do creme de chantily: 700g de creme de leite fresco, 100g de açúcar e 5 gotas de essência de baunilha.

Preparo: Bater os ingredientes até uma consistência firme.

Ingredientes da calda: 200ml de água, 100g de açúcar e 5ml de licor de apricot

Preparo: Leve ao fogo a água com o açúcar até formar uma calda não muito espessa. Só coloca o licor depois da calda fria.

Montagem: corte a base da torta em 3 partes iguais. Umedeça a parte inferior com a calda. A segir, espalhe a geléia de damascos. Sobre esta camada espalhe creme chantily formando uma nova camada. Coloque outro disco da base e repita a operação. Coloque a terceira camada da base. Agora, apenas uma camada de chantily cobre toda a torta. Com a ajuda de um saco de confeitar faça um cordão sobre toda a borda superior da torta. Na parte interior do círculo superior faça linhas com o chantily. Nos intervalos destas linhas de chantily, faça linhas de geléia de damascos.

Leve ao refrigerador para firmar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlinhos,

que maravilha é essa, estou aguando. Obrigada por dividir conosco as histórias e a receita.
Beijos,