domingo, 18 de novembro de 2007

Circuito Rio Show IV

Sexta-feira simplesmente não fui... Mas trouxe para vocês a foto do Magret de Cannard desenvolvido pela Flávia Quaresma.

Foto do Magret de Cannard da Flávia Quaresma.

Ontem, sábado, foi o dia da final do concurso de revelação dos novos chefs... Mais peito de pato!

Talvez por intuição, sei lá, estava torcendo pela menina que acabou ganhando... Talvez por competir no primeiro dia com alguém que já frequentava cozinhas acabei torcendo pela "mais fraca"... Mas ela preparou, no dia da sua classificação para a final um prato com linguado que teve uma apresentação muito superior à do menino mas teve menor nota pra desespero da platéia. Julgamentos são sempre julgamentos.

A foto do prato final, conseguida depois de uma peripércia pela corredor da platéia:

Foto do prato vencedor do concurso novos chefs.

O dia, já havia começado com a Ludmila Soeiro fazendo revival: arroz à Piamontese, Steak Diana, Cocktail de Camarões, Hodock à Beurre Noir e o não menos famoso Espetinho Sacanagem... É ele mesmo, aquele palitinho com queijo prato, salsicha de lata, azeitona. Naquele tempo não se espetava no abacaxi como ela fez...

Para o arroz a Piamontese ela preferiu usar arbóreo ao invés do arroz comum usado no auge da moda, sevido aqui no Rio no Restaurante La Mole...

Ingredientes:500g de aroz arbóreo, 100g de manteiga, 100g de Grana Padano (naquela época era Parmesão mesmo!), 100g de creme de leite (naquela época só existia o Nestlé de latinha), 2 dentes de alho, 1 cebola pequena (50g), 200g de cogumelo em conserva (Paris) cortados em lâminas, 1 /12 litro de caldo de frango, 1 1/2 copo de vinho branco e pimenta do Reino moída.

Modo de fazer: Pique a cebola, fatie os cogumelos. Junte a manteiga, a cebola e o alho na frigideira e refogue até dourar.

Coloque o arroz na panela, acrescente o vinho branco e deixe evaporar, acrescente os cogumelos.

Regue o risoto com um pouco de caldo de frango fervente e misture constantemente, assim que o caldo for absorvido, acrescente outra concha, repetindo a operação até que o arroz esteja al dente.

Acerte o sal e a pimenta do Reino.

Acrescente o creme de leite, o restante da manteiga e o Grana Padano ralado e misture bem para obter um risoto cremoso. Sirva em seguida.

Dica para esta receita: pode ser usado queijo parmesão ao invés do queijo Grana Padano.

Foto do arroz à piamontese e do steak Diana.

Como ele foi servido com o steak Diana...

Cortar o filé mignon formando cilindros. Abrir estes cilindros como se fosse rechear. Temperar com sal e pimenta do Reino na hora do preparo.

Esquentar uma frigideira com manteiga e óleo de canola. Quando dourada esta mistura, colocar os filés e selar os mesmos. Quando no ponto, colocar um pouco de conhaque na frigideira e flambar. Servir imediatamente com salsinha por cima.

Amanhã tem mais...

4 comentários:

Anônimo disse...

ué? como assim, não foi na sexta???
q cobertura
gastronomo-jornalistica é essa????
Brincadeira, to gostando muito...
beijos

Anônimo disse...

Carlinhos, tô adorando as matérias,agora esta do espetinho sacanagem.....meu pai do céu,eu passei a adolescência comendo este espetinho nas festinhas mas nem me lembrava mais,e nem do nome, fiz um revival agora..beijo!

Anônimo disse...

Carlinhossssss,
minha adolescência também foi retratada no arroz piamontesa do 'La mole'.
Sempre que ia ao Rio com meus pais eu 'exigia' uma parada no Restaurante do baixo Leblon para comer o arroz a piamontesa...hummm,
acho que este será o primeiro a ser feito.
Merci, merci pelo carinho e pelos belos relatos.
Hoje a noite voltarei para ler as entrelinhas;-)

Bisous,

Carlos Alberto de Lima disse...

hehehehe!
Valeu pelo revival!