quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ocupando o dia

Tudo começou com a finalização das laranjinhas: processo dominado.

Utilizei laranjas seletas para este teste. Ficaram de molho por um dia mais uma noite. Na manhã seguinte, foram para a calda preparada com 2 xícaras de açúcar branco e uma xícara de água. Ficaram ali até a saturação da calda nas tirinhas.
Depois de dois dias secando apoiadas numa peneira, tomaram uma chuvinha de açúcar de confeiteiro e secaram por mais uma noite.

Hoje cedo foram devidamente aprisionadas num pote de vidro. Inicialmente foram usadas cascas de 6 laranjas. Durante o processo sempre apareceram dedinhos nervosos para irem provando... Ai, as que sobreviveram couberam neste pote.

Ficaram sequinhas por fora e úmidas por dentro com o gostinho da laranja.

Enfim!


Como a vontade de comer um pãozinho salgado já vinha aumentando um dia após o outro, fui fazer meus preferidos...


A receita já foi postada anteriormente... E nada mais do que 500g de farinha de trigo Renata, 15g de fermento biológico seco e 10g de sal marinho.

E, a pedido de minha dona, lá fui eu fazer umas miniquiches de alho poró... Gosto muito dela pelo gostinho intenso de natureza.

E, comecei fatiando em rodelas bem fininhas um belo talo de alho poró. Na realidade até gosto mais de usar os mais finos mas, na falta deles, vamos aos sarados...
Un tantinho de azeite e um pedacinho de manteiga sem sal numa caçarola baixa bem quente, coloquei eles ali para uma murchadinha básica. Reserva.

Depois, três ovos de quintal (se você vive na civilização, use os de supermercado mesmo, fazer o que não é?) são batidos levemente, soó para incorporarem juntamente com o creme de leite fresco. Bem, sal e pimenta do Moinho é fundamental para saborizar.

Misture o alho poró salteado no creme de ovos+leite e reserve. Assim apura-se o sabor e esfriar.

Enquanto isso, é tempo de preparar a massa base: separe duas xícaras de farinha de trigo Renata, 2 gemas de ovos de quintal (blá blá blá) peneiradas por gravidade, 100g de manteiga sem sal no ponto de "pomada", sal e noz moscada.

Misture as gemas com a manteiga até formar um creme denso e esbranquiçado. Acrescente a farinha, peneirada, aos poucos até dar o ponto de desgrudar das mãos e ficar "bundinha de neném"...

Deixe ela descansar uns trinta minutos em temperatura ambiente. Se estiver calor, encontre um lugar mais frio pra guardá-la.

Acenda o forno na temperatura mais baixa.

Forre forminhas individuais (7cm) ou uma forma maior, a seu critério. Faça furos com gargo e leve-as por 10 minutos ao forno, quando começa a secar. Neste ponto, coloque o recheio e retorne ao forno até dourar.

Ai é hora de esperar esfriar um pouco, retirar da forma e saborear esta delícia. Nestes tempor de pré-preparo para o verão, um mix de folhas tenras das cores que achares e gostares bem sequinhas e frias. Sirva com azeite extravirgem e lascas do melhor parmeggiano que puderes comprar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só de pensar fiquei com água na boca.
Parabens pelo blog.
Sempre que eu puder vou dar uma passadinha por aqui. ADOREI!
Taty
http://www.chocotaty.blogspot.com/