terça-feira, 13 de novembro de 2007

Tortinha cremosa de chocolate

Hoje é a vez de falar desta tortinha que tem me dado muita alegria pelo fato de ver as pessoas se deliciando.



Primeiro, uma base que aprendi depois de tantas pesquisas. Mas nem sempre ela ficava crocante como eu desejava.

Num dia de muitas alegrias no Jardim Botânico a certeza de que deveria mudar. Deveria "adotar" esta nova base e, essa nova forma de fazer a emulsão que me traria a crocância desejada. O ponto certo do calor do forno também foi encontrado. O ovo também... Ou seja, foi preciso mudar muita coisa para chegar até aqui sem desistir.

Bom, vou considerar a medida que fiz. Ela pode render 18 bases de 7cm de diâmetro, dependendo do quanto você gasta em cada uma, é claro.

Misture bem meia xícara de açúcar peneirado com cem gramas de manteiga sem sal, retirada uma hora antes do refrigerador, até formar um creme esbranquiçado e homogêneo. Adicione e misture bem até incorporar completamente, duas gemas peneiradas. A partir dai comece a incorporar aproximadamente duas xícaras de farinha de trigo até que se forme uma massa macia e homogênea. Deixe ela descansar por pelo menos meia hora no refrigerador.

Forre as bases das forminhas de forma a ficar uma fina casquinha despois de assada. Fure com auxílio de um garfo (para evitar de formar uma bolha) e leve ao forno bem baixo (entre 150 e 180ºC) até que as pontas começem a dourar. Retire do forno e dexe esfriar.

Enquanto isso, derreta em banho maria, 300g de chocolate meio amargo em igual quantidade de creme de leite fresco (dá para fazer com o de caixinha, se você não tiver o fresco e também não for tão exigente assim.

Coloque o creme nas bases e leve ao refrigerador para a solidificação deste creme por meia hora aproximadamente.

Depois disto, usei castanha da floresta picadinha para formar um contraste de texturas...

2 comentários:

Anônimo disse...

hummmmm, fiquei com agua na boca...

Anônimo disse...

que tentação Carlinhos,ando muito chocólatra ultimamente e a balança anda gritando pro meu lado,ai ai!Ficou linda,como tudo que fazes,beijo!